Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Painel do site
Você sabia? O lobo guará, o quati e o gavião carcará são destaques da fauna na Serra dos Cocais.
Imprimir Email

Educação

Fabriciano tem 12 instituições inscritas no "Mais Cultura nas Escolas"

por Assessoria de Comunicação

19/08/2013 11:40

As 12 escolas municipais de Coronel Fabriciano aptas a participar do Programa “Mais Cultura nas Escolas”, do Governo Federal, efetivaram suas inscrições e aguardam a aprovação dos projetos. O Programa é fruto de uma parceria firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC). A previsão é que a divulgação dos planos aprovados seja feita no último trimestre deste ano.

Os projetos inscritos em Fabriciano englobam atividades de dança, música, teatro, cinema, comunicação e contação de histórias. Se todas as iniciativas culturais forem aprovadas, 2.100 alunos, aproximadamente, serão beneficiados na rede municipal de ensino de Fabriciano. A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura deu suporte necessário à elaboração dos projetos.

“Reunimos com os agentes culturais e os orientamos sobre a melhor maneira de escrever o projeto. Tivemos a preocupação de que as iniciativas tivessem forte articulação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas parceiras e com a proposta de Educação Integral praticada na rede municipal”, esclarece a gerente de Programas e Projetos da Prefeitura, Álen Carla.

Mais Cultura nas Escolas

Para participar do Programa, era necessário que as escolas estivessem ativas, em 2012, nos programas “Mais Educação” e “Ensino Médio Inovador”. As atividades inscritas deveriam se voltar a nove eixos temáticos: residência de artistas para pesquisa e experimentação; criação, circulação e difusão da produção artística; promoção cultural e pedagógica em espaços de cultura; educação patrimonial; cultura digital e comunicação; cultura afro-brasileira; culturas indígenas; tradição oral e educação museológica.

Em todo país havia, aproximadamente, 34 mil escolas, das quais, apenas cinco mil projetos serão contemplados. “Tivemos muito cuidado para que esses projetos fossem bem elaborados e bem escritos. Mais de 22 mil escolas se inscreveram e o MEC vai selecionar as melhores iniciativas. Estamos ansiosos pela divulgação dos resultados e acreditamos que as propostas feitas em Fabriciano têm grandes chances de passar”, acrescenta Álen Carla.

Assim que forem divulgados os resultados também deverá ser efetivado o repasse dos recursos às escolas. Portanto, os projetos deverão ser executados em 2014. “Este programa é a oportunidade de criar uma base educativa cultural. É a escola gerando oportunidades, seja na formação de público apreciador de cultura, de agentes empreendedores e de artistas em suas várias modalidades”, opina o gerente de Cultura de Prefeitura de Fabriciano, Amir José Melo.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página