Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Painel do site
Você sabia? A Catedral de São Sebastião foi inspirada em tenda descrita em uma passagem bíblica.
Imprimir Email

Educação

Fabriciano tem 12 instituições inscritas no "Mais Cultura nas Escolas"

por Assessoria de Comunicação

19/08/2013 11:40

As 12 escolas municipais de Coronel Fabriciano aptas a participar do Programa “Mais Cultura nas Escolas”, do Governo Federal, efetivaram suas inscrições e aguardam a aprovação dos projetos. O Programa é fruto de uma parceria firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC). A previsão é que a divulgação dos planos aprovados seja feita no último trimestre deste ano.

Os projetos inscritos em Fabriciano englobam atividades de dança, música, teatro, cinema, comunicação e contação de histórias. Se todas as iniciativas culturais forem aprovadas, 2.100 alunos, aproximadamente, serão beneficiados na rede municipal de ensino de Fabriciano. A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura deu suporte necessário à elaboração dos projetos.

“Reunimos com os agentes culturais e os orientamos sobre a melhor maneira de escrever o projeto. Tivemos a preocupação de que as iniciativas tivessem forte articulação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas parceiras e com a proposta de Educação Integral praticada na rede municipal”, esclarece a gerente de Programas e Projetos da Prefeitura, Álen Carla.

Mais Cultura nas Escolas

Para participar do Programa, era necessário que as escolas estivessem ativas, em 2012, nos programas “Mais Educação” e “Ensino Médio Inovador”. As atividades inscritas deveriam se voltar a nove eixos temáticos: residência de artistas para pesquisa e experimentação; criação, circulação e difusão da produção artística; promoção cultural e pedagógica em espaços de cultura; educação patrimonial; cultura digital e comunicação; cultura afro-brasileira; culturas indígenas; tradição oral e educação museológica.

Em todo país havia, aproximadamente, 34 mil escolas, das quais, apenas cinco mil projetos serão contemplados. “Tivemos muito cuidado para que esses projetos fossem bem elaborados e bem escritos. Mais de 22 mil escolas se inscreveram e o MEC vai selecionar as melhores iniciativas. Estamos ansiosos pela divulgação dos resultados e acreditamos que as propostas feitas em Fabriciano têm grandes chances de passar”, acrescenta Álen Carla.

Assim que forem divulgados os resultados também deverá ser efetivado o repasse dos recursos às escolas. Portanto, os projetos deverão ser executados em 2014. “Este programa é a oportunidade de criar uma base educativa cultural. É a escola gerando oportunidades, seja na formação de público apreciador de cultura, de agentes empreendedores e de artistas em suas várias modalidades”, opina o gerente de Cultura de Prefeitura de Fabriciano, Amir José Melo.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página