Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Painel do site
Você sabia? A palmeira indaiá é um dos principais símbolos da Serra dos Cocais.
Imprimir Email

Institucional

Secretaria de Saúde

por Assessoria de Comunicação

02/01/2013 11:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem por finalidade coordenar e executar programas, projetos e atividades que visam a promover o atendimento integral à saúde da população do município.

Além de administrar as Unidades de Saúde de Coronel Fabriciano, a SMS promove a vigilância sanitária, a vigilância epidemiológica e o controle de zoonoses; realiza estudos epidemiológicos e pesquisas de interesse da saúde da população e do trabalhador; gere o Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal; presta suporte técnico e administrativo ao Conselho Municipal de Saúde; entre outras atividades.

Umas das principais ações da Secretaria foi promover a descentralização da Farmácia. Com isso, todas as 12 Unidades de Saúde do município passaram a ter os medicamentos básicos. O fim das filas durante a madrugada, com o projeto "Não Durma na Fila" e o agendamento de consultas, humanizou o atendimento.

Realização de palestras, capacitação de profissionais, campanhas educativas, exames, orientação a pacientes, serviços odontológicos, fisioterapia, tratamento de doenças (como tuberculose, hanseníase), entre outras atividades, também são de competência da Secretaria de Saúde.

Entre as ações de destaque desenvolvidas pela SMS estão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) - em parceria com o Governo Federal, o Viva Mulher Trabalhadora (exames preventivos em horário alternativo), o Farmácia Mais Fácil (entrega de medicamentos controlados em casa), o Farmácia Popular (também em parceria com o Governo Federal).

A Secretaria de Saúde funciona na rua Rubi, nº 63, no bairro Bom Jesus. O telefone é 3846-7790.

Secretário
Rubens Castro
rubenscastro@fabriciano.mg.gov.br



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página