Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

CAE entrega selo de qualidade para cozinhas escolares de Fabriciano

06/05/2019 19:42

CAE entrega selo de qualidade para cozinhas escolares de Fabriciano

A partir de agora, as cozinhas escolares da rede municipal de ensino de Fabriciano terão certificado de qualidade. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), em parceria com a Gerência de Controle Nutricional da Secretaria de Governança Educacional, está realizando uma série de visitas para entregar o Selo de Qualidade “Escola Responsável - Cozinha Saudável”.

 

A iniciativa visa estimular a melhoria continua nas condições higiênico sanitárias das cozinhas, adequando às boas práticas de manipulação e, o mais importante, assegurar a qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede municipal. As visitas de avaliação já começaram e seguem até o dia 28 de junho.

 

O Selo de Qualidade consiste na aplicação de um Check - List, adaptado da resolução RDC 216 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Através do Check List, a cozinha escolar será avaliada e pontuada em relação às condições higiênicas sanitárias.

As escolas participantes serão responsáveis pelas informações passadas aos avaliadores do CAE. No ato da visita, a escola que for avaliada receberá o primeiro selo. Além disso, a cozinha que obtiver nota máxima, ou seja, atingir 100% das exigências sanitárias durante as duas audições receberá uma premiação ao final do ano, entregue pelo CAE.

 

A administração municipal vem tomando a postura de capacitar as cozinheiras das escolas municipais e CMEIs para que o resultado das visitas seja satisfatório. Além disso, são realizadas semanalmente supervisões nas escolas pelas nutricionistas responsáveis técnicas da Secretaria de Governança Educacional para manter a boa qualidade das cozinhas.

 

“Como conselheiros, acreditamos que o melhor feedback de um trabalho se resume em realizá-lo com transparência. Esse projeto nasceu no ano passado com a divulgação da alimentação preparada pela escola e avançou com o selo de qualidade”, comenta Weslley Fonseca, presidente do Conselho de Alimentação Escolar.