Prefeitura de Coronel fabriciano

CENSO 2022: Visita de recenseadores começa nesta segunda-feira, 1º de agosto em todo o Brasil

 29/07/2022 15:25

COMPARTILHAR

CENSO 2022: Visita de recenseadores começa nesta segunda-feira, 1º de agosto em todo o Brasil
CENSO 2022: Visita de recenseadores começa nesta segunda-feira, 1º de agosto em todo o Brasil

A partir desta segunda-feira, 1º de agosto, os moradores de Coronel Fabriciano começarão a receber a visita dos recenseadores do IBGE para coleta de informações do Censo 2022. O trabalho, que será realizado simultaneamente em todos os municípios do Brasil, é fundamental para avaliar condições de vida e estimativas populacionais. A partir de dados do Censo é que os municípios, Estado e União elaboram e atualizam as políticas públicas.

 

Em Coronel Fabriciano, 70 recenseadores aprovados em processo seletivo, e já devidamente treinados, vão visitar cerca de 30 mil domicílios nas áreas rural e urbana. Todos eles estarão devidamente identificados com colete, crachá com foto e portados de um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde serão registradas todas as informações coletadas. Em caso de dúvida, o cidadão poderá ainda confirmar a identidade do recenseador pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br.

 

No Vale do Aço, são mais de 500 recenseadores envolvidos no trabalho e expectativa é finalizar a coleta de informações até o final de outubro.O trabalho dos recenseadores segue um roteiro já definido e, em geral, a entrevista é rápida. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após as 18h e também aos sábados e domingos.

 

O coordenador regional do IBGE, Douglas Garcia de Menezes, esclarece que é de caráter sigiloso as informações fornecidas pelo cidadão. “As informações prestadas têm caráter estatístico, são protegidas por lei e não são divulgadas em hipótese alguma. Portanto, o cidadão pode ficar tranquilo e responder todas as perguntas, que são importantes para o Censo”, destaca. As informações registradas no sistema pelo recenseador criptografadas e nem mesmo o recenseador tem acesso a elas.

 

APOIO

A Prefeitura de Coronel Fabriciano apoia o Censo 2022. O município é parceiro e reforça a divulgação das informações sobre o trabalho do IBGE em seus canais de comunicação oficiais: redes sociais, site institucional e envio de materiais informativos para a imprensa regional. O município destaca a importância do trabalho realizado e pede a colaboração dos fabricianenses, e também da população do Vale do Aço, para que recebam bem os recenseadores e prestem as informações solicitadas.

 

INTERNET E TELEFONE

O IBGE também oferece à população a opção de preenchimento do questionário via internet ou pelo telefone. Mas em ambos os casos, esta forma de prestar as informações só pode ser ativada após uma visita inicial obrigatória do recenseador para o cadastramento do endereço e do morador que irá responder os questionários. Para mais informações, acesse: censo2022.ibge.gov.br.