Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Cidades inteligentes: Coronel Fabriciano é pioneira em telegestão da iluminação pública

29/08/2019 20:11

Cidades inteligentes: Coronel Fabriciano é pioneira em telegestão da iluminação pública

Coronel Fabriciano saiu na frente no conceito de Cidades Inteligentes em sistemas de telegestão da iluminação pública. O programa Fabri Nova Luz, iniciado em dezembro de 2018, vai possibilitar ao município ter total controle do serviço de iluminação e ainda usufruir de outras possibilidades como a implantação de sensores que podem alertar a administração municipal de problemas cotidianos, como um esgoto entupido, um incêndio repentino ou uma enchente que ameaça inundar áreas importantes. A parceria do município foi firmada com a empresa Selt Engenharia, vencedora da licitação para instalar 11 mil pontos de Led até 2020, a chinesa ZK Link Thecnology e sua intermediária no Brasil, a NKT Eficiência Energética.

 

Até o momento, foram substituídos 3 mil pontos de luz, com a troca das lâmpadas de sódio e mercúrio por Led. As novas lâmpadas consomem 80% menos, mas a tecnologia vai além disso, como revela José Inácio Melo Marinho, proprietário da NKT. “A gestão do sistema de monitoramento possibilita, por exemplo, que a gente identifique uma lâmpada queimada e faça a troca antes mesmo do cidadão reclamar, e mais; com o controle da potência, nós podemos programar a luminosidade conforme o período do ano, o movimento noturno e até identificar problemas na rede que hoje não temos o menor alcance” afirma.

 

Ao receber representantes da empresa chinesa e da NKT em seu gabinete, o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, agradeceu a parceria e comemorou o pioneirismo no investimento. Os primeiros resultados na economia do município com a iluminação pública, já provam que valeu a pena, algo em torno de R$300 mil por ano. O prefeito considera, no entanto, que outros fatores no investimento são tão importantes quanto a redução na despesa. “A gente ganha uma autonomia jamais vista, uma vez que podemos instalar uma central onde dois funcionários poderão fazer toda a gestão da iluminação pública da cidade. É o conceito das smart city, uma tendência nos lugares mais evoluídos no mundo e a gente fica satisfeito por estar sendo pioneiro nessa tecnologia e sendo exemplo para outros municípios”, disse.

 

A experiência de Fabriciano é considerada uma case de sucesso também para os chineses. “É a primeira cidade do Brasil a contar com a nossa tecnologia. Nós acreditamos que isso será de muita utilidade para a cidade e esperamos que os moradores gostem dessa novidade que trouxemos em parceria com a prefeitura”, disse Joyce Shao, diretora da ZK Link no exterior.