Prefeitura de Coronel fabriciano

Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas é empossado

 04/04/2019 21:00

COMPARTILHAR

Conselho Municipal de Políticas Públicas  sobre Drogas é empossado
Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas é empossado

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta quinta-feira, às 9h, a posse do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPPUD) no município. A cerimônia ocorreu no Salão Paroquial Dom Lelis Lara, e teve como objetivo dar aos conselheiros o poder legal para discutir politicas públicas de álcool e droga no município, desde a formação de processos, captação de recursos, entre outras ações.

 

De acordo com o Secretário de Saúde, Ricardo Cacau, representante do Prefeito Dr. Marcos Vinícius na posse, o COMPPUD visa fortalecer as políticas públicas aos usuários de álcool e outras drogas. “Nós estamos muito honrados em estar dando posse ao COMPPUD, ao qual temos o prazer de estar fomentando e entregando a população de Fabriciano. A integração das políticas públicas da saúde, assistência social, junto ao terceiro setor só têm a agregar na amenização do sofrimento desses usuários”, ressaltou.

 

Conforme a Lei 4205, 14 de dezembro de 2004, o COMPPUD tem o objetivo de formular a política municipal, harmonizando-a com o sistema nacional e estadual de políticas sobre drogas, bem como cuidar pela sua respectiva execução. Além disso, o Conselho visa promover, coordenar e estimular estudos e pesquisas que tenham por objetivo zelar pela assistência aos usuários de drogas.

Para a Secretária de Assistência Social, Letícia Godinho, a participação do setor é fundamental, pois, a política de álcool e drogas é intersetorial. “Hoje nós trabalhamos com a perspectiva de redução de danos, ou seja, na promoção de estratégias e ações voltadas para saúde pública e direitos humanos. Sendo assim, é muito importante que esse conselho seja deliberativo, e que o fundo possa atrair recursos necessários para que a política possa ser efetiva não só na perspectiva de segurança pública”, disse.