Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Coronel Fabriciano lança Parque Industrial Vale do Aço: novo vetor de desenvolvimento para o município

16/03/2023 15:14

Coronel Fabriciano lança Parque Industrial Vale do Aço: novo vetor de desenvolvimento para o município

Nesta sexta-feira, 17/03, às 18h, acontece em Coronel Fabriciano o lançamento oficial do Parque Industrial Vale do Aço: novo vetor de desenvolvimento do município, também conhecido como Distrito Industrial 2. Em fase avançada de implantação, o empreendimento tem apoio da Prefeitura dada a importância estratégica para atração de novos investimentos, geração de emprego e renda e alavancar a economia local.

 

O Parque Industrial Vale do Aço é um dos maiores empreendimentos de negócios do Leste de Minas Gerais. O loteamento foi aprovado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano com anuência da Agência Metropolitana do Vale do Aço, já possui licenças ambientais aprovadas pelo CODEMA. No momento, já são realizadas obras de pavimentação das vias e infraestrutura.

 

Na primeira etapa, são aproximadamente 101 lotes modulares com infraestrutura para abrigar empresas de médio e grande porte. Entre os diferenciais do Parque Industrial de Fabriciano estão ramal de gás, linha de transmissão de energia e lotes modulares e localização privilegiada: na divisa de Fabriciano e Timóteo, às margens da BR 381 e linha férrea Vitória-Minas, próximo às grandes siderúrgicas (Usiminas e Aperam).

 

O Prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius, destaca o papel do gestor público em criar estratégias, instrumentos legais e formas de incentivo para apoiar e fomentar a economia.

 

“A geração de emprego e renda, de forma consistente e sustentável em médio e longo prazo é prioridade do nosso governo. E temos interesse em criar um ambiente favorável, dentro da legalidade, em apoiar quem deseja investir em nossa cidade. O Parque Industrial é um projeto moderno, sólido e construído por meio de uma parceria entre poder público e iniciativa privada, com apoio de entidades, em benefício de Fabriciano e região”, pontua.

 

INCENTIVOS FISCAIS E INFRAESTRUTURA

No atual cenário econômico e social, os distritos industriais (Parque Industrial) são estratégias favoráveis em minimizar os custos de produção proporcionando vantagens competitivas às empresas, no que tange aos processos de trabalho e na especialização de determinados segmentos empresariais exatamente pela aglomeração de empresas.

 

De acordo com o Plano Diretor Municipal, a este tipo de loteamento é dado o nome Zonas de Interesse Econômico (ZIE) e, por lei, o município fica autorizado a conceder incentivos fiscais com fins empresariais com objetivo de promover a atração de investimentos produtivos geradores de emprego, renda e receitas tributárias municipais.

 

O projeto está em fase final de elaboração e estudos. Mas em linhas gerais, estão previstos isenção no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Os critérios e período de isenção dos impostos ainda estão em definição e levarão em consideração a capacidade de geração de empregos, nível de investimento e faturamento – ou seja, os benefícios para a cidade.

 

O município também busca novos incentivos fiscais junto ao Estado para atração de empresas para o Parque Industrial em Coronel Fabriciano, além de contar com um convênio FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais) que vai acompanhar os planos de negócios e investimentos das empresas

 

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

Na primeira etapa estarão a venda 101 lotes com tamanhos entre 1.000 e 5.000 m² (metros quadrados), já com registro em cartório. O Parque Industrial Vale do Aço é um empreendimento do grupo JKS, formado por investidores de Coronel Fabriciano e Vale do Aço.

 

O secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, explica que toda a parte de infraestrutura é de responsabilidade da empresa loteadora, e terá um prazo de 2 anos (até 2025) para concluir os serviços de drenagem, pavimentação, iluminação e outros – já em andamento.

 

“Como forma de incentivo, a Prefeitura emitiu uma circular permitindo empresas que adquirem um lote já iniciam de imediato a construção de suas instalações, não sendo necessário esperar a entrega do loteamento finalizado para então iniciar a fase de instalação das empresas e, consequentemente, acelerando a geração de emprego e renda para a cidade”, explica.

 

A solenidade de lançamento do Parque Industrial – também conhecido como Distrito Industrial II – acontecerá no Clube Casa de Campo para convidados, empreendedores, empresários, autoridades e imprensa regional.