Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Defesa Civil de Fabriciano conquista 1º lugar nacional em prêmio de Boas Práticas com construção de praças em áreas ribeirinhas

14/10/2021 10:51

Defesa Civil de Fabriciano conquista 1º lugar nacional em prêmio de Boas Práticas com construção de praças em áreas ribeirinhas

O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Coronel Fabriciano para conter o avanço de ocupações irregulares em áreas ribeirinhas foi considerado referência pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O município conquistou o primeiro lugar no prêmio nacional de Boas Práticas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na categoria Gestão Sistêmica, dentre centenas de iniciativas inscritas em todo o Brasil.

 

A solução encontrada pela Prefeitura de Fabriciano foi construir praças e equipamentos de uso coletivo, com baixo custo de execução, para minimizar o problema e garantir a socialização das famílias do entorno do Rio Piracicaba. A iniciativa foi adota com sucesso nos bairros Dom Helvécio (Prainha) e Mangueiras, pontos críticos de alagamento e ocorrências ambientais.

 

Antes, estes pontos eram usados como área de descarte irregular de entulho e lixo, situação que se agravava no período chuvoso, afetando a saúde e qualidade de vida população.

 

“Esse reconhecimento nacional mostra que o nosso esforço tem valido à pena ao reduzir riscos e danos ambientais garantindo segurança e qualidade de vida à nossa população, sobretudo, pessoas que moram em áreas de risco. O interessante da iniciativa é a capacidade de o município transformar a realidade local com soluções de baixo custo e impacto direto e permanente na vida dos moradores. Antes, eram pontos de descarte de lixo; hoje, são locais de lazer e atividades físicas com reconhecimento nacional”, comemora Laura Linhares Faria, coordenadora de Prevenção de Risco.

 

A inciativa conta com a parceria das Secretarias de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos, responsáveis pelo projeto arquitetônico e execução das obras, respectivamente. 

 

QUALIDADE DE VIDA

Os espaços públicos de lazer e esportes foram construídos pela Prefeitura de Fabriciano no final do ano passado, levando em consideração às particularidades e necessidades das comunidades locais. Na execução, foram usados itens com baixo custo e impacto como pavimento que permite a permeabilidade do solo e sistema drenagem para fluxo hídrico em situação de cheias.

 

No Dom Helvécio, foram construídos campo de futebol, playground, praça e reservado um espaço para implantação de uma futura horta comunitária, numa área total de 2,7 mil m² na região da Prainha.  Já no Mangueiras, o equipamento público fica às margens da Av. Juscelino Kubitschek e hoje abriga um polo do Mexa-se, programa municipal de promoção da saúde por meio de atividades físicas gratuitas e acompanhamento multiprofissional.

 

Para construir os espaços multiuso, a Prefeitura investiu cerca de R$ 200 mil em cada uma das áreas de lazer e esportes, que contam ainda com acessibilidade completa, lixeiras e iluminação de LED. Os recursos são provenientes de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

 

APRESENTAÇÃO

O caso de Fabriciano foi apresentado nesta quinta-feira, 14/10, às 14h40, em transmissão ao vivo realizada pelo canal do youtube do MDR durante a Semana Nacional de Redução de Desastres, com apresentação das práticas vencedoras em cada uma das seis categorias. Além de conquistar o primeiro lugar dentre os 17 projetos selecionados de todo o Brasil na categoria Gestão Sistêmica, a iniciativa de Fabriciano vai compor um banco de boas práticas do órgão nacional.

 

O certificado foi emitido na semana passada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo do prêmio nacional é dar visibilidade as práticas inovadoras já implantadas e com resultados que possam ser adaptadas e replicadas em outros municípios.