Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Defesa Civil de Fabriciano está em alerta para chuvas nos próximos dias

23/01/2020 20:02

Defesa Civil de Fabriciano está em alerta para chuvas nos próximos dias

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, mantém o alerta para chuvas e segue com o trabalho de monitoramento das áreas de risco de deslizamento e alagamentos na cidade. Nesta quinta-feira, 23, representantes do órgão de defesa, demais secretarias municipais e órgãos de proteção como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar se reuniram para repassar os detalhes do Plano de Contingência de atendimento a população de áreas que podem ser afetadas.

 

“Não há motivo para pânico, e sim atenção. Fabriciano está preparado e já possui um plano de contingência pronto para ser acionado, caso necessite. O volume de chuvas previsto para o município (e todo o Estado) é considerável e os órgãos estão preparados para atender a população. Em caso de emergência, a orientação é para o cidadão manter a tranquilidade, se abrigar num lugar seguro e acionar os órgãos de defesa. Sempre é bom lembrar que a prioridade é a vida”, pontua o gerente da Defesa Civil de Fabriciano, Daniel Fernandes Nunes.

 

Segundo dados do Clima Tempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva para sexta-feira, 24, com volume de 85 mm e ventos de 20km/h. É esperado até 30 mm de chuvas para o final de semana. Nesta quinta-feira, choveu o equivalente a 35 mm. Ainda conforme os órgãos, uma linha de baixa pressão no litoral do Rio de Janeiro com o Espírito Santo causou uma zona de convergência de umidade sobre todo o estado formando condições favorável para chuvas intensas em Minas Gerais.

 

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil Municipal  que atende pelo 199 (plantão) e pelo telefone 3846-7702; Polícia Militar, 190 e Corpo de Bombeiros, 193. O órgão municipal funciona junto à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, no bairro Giovanini, de segunda a sexta-feira, até às 16h.

 

PREVENÇÃO EVITA DANOS

 

Previsão é de 85 mm de chuvas para esta sexta-feira, 24.

 

Nos últimos três anos, Fabriciano não teve registro de grandes danos e vítimas decorrente das chuvas, resultado das ações de prevenção desenvolvidas durante todo o ano na cidade. As ações incluem fiscalização e proibição de cortes irregular em terrenos, atividades educativas, intensificação de limpeza urbana e córregos, bocas de logo e galerias pluviais e, principalmente, obras de drenagem, contenção de encostas e construção de muros de arrimos em diversos pontos da cidade.

 

AÇÕES RECOMENDADAS

Evite enfrentar o mau tempo.

Observe alteração nas encostas.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.