Coronel Fabriciano foi incluído pela Defesa Civil de Minas Gerais na lista de cidades em situação de emergência por conta das chuvas. No último dia 9 de janeiro, o município publicou o Decreto 8.170/2023 declarando a situação de emergência em virtude dos danos registrados em vários pontos da cidade.
A chuva deu uma trégua esta semana. Entre os dias 20 (aniversário da Cidade) e 22 de janeiro, está previsto um acumulado de 25 mm de chuvas.
No entanto, entre os dias 5 e 8 de janeiro, o volume de precipitação foi de 219 mm, ocasionando pontos de alagamentos, deslizamentos de taludes; quedas de árvores; desabamento parcial de casas e ainda grande risco de desabamento/desmoronamento nos locais mais afetados.
Segundo dados da Defesa Civil e Secretaria de Assistência do Município, 131 famílias (num total de 392 pessoas) foram diretamente afetadas; sendo 62 famílias desalojadas e 9 famílias desabrigadas. Todas foram prontamente acolhidas e assistidas pela Prefeitura de Coronel Fabriciano.
O município conta com um Plano de Contingência – Gabinete de Crise, instituído em 2018 – que permite rápida e efetiva atuação no socorro das vítimas de chuvas neste período. A Defesa Civil, e demais departamentos e secretarias da administração, continuam com os trabalhos de campo de monitoramento, acompanhamento e orientação de pessoas que residem em áreas de risco. O trabalho é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A Prefeitura continua em alerta e reforça para que as famílias ribeirinhas e em situação de risco sigam as orientações.
SERVIÇO
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190.