Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Emoção marca entrega de 288 moradias populares em Coronel Fabriciano

14/05/2021 16:56

Emoção marca entrega de 288 moradias populares em Coronel Fabriciano

O sonho de ter uma casa própria se tornou realidade para 288 famílias beneficiárias do Fabri, Meu Lar – Minha Casa, Minha Vida/FAR Faixa 1, em Coronel Fabriciano. Nesta sexta-feira, 14, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, fez a entrega das unidades habitacionais no Residencial Contente I, no bairro Contente.

 

A cerimônia seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e foi acompanhada de perto pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius; vice-prefeito, Sadi Lucca; gestor da pasta, Douglas Prado; Ricardo Gusmão, representante da Caixa Econômica Federal; o sócio-diretor da Brix Construtora, empresa licitada para realizar a obra, Felipe Carneiro.

 

Também prestigiaram a solenidade os deputados Federais, Domingos Sávio (PSDB) e Alê Silva (PSL); deputados Estaduais, Tito Torres (PSDB) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB); presidente da Câmara Municipal, Miltinho do Sacolão (PSDB), vereadores, secretários municipais e imprensa.

 

“Fabriciano tem um déficit habitacional histórico; desde a década de 80, nenhum programa de moradias populares foi feito; das famílias aqui presentes, quase metade estava no aluguel social, algumas há mais de 10 anos. O Residencial Contente I é resultado de muito esforço, planejamento e vontade política. Hoje, entregamos não só moradias, mas dignidade para centenas de famílias”, destacou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

 

O Residencial Contente I possui 15 blocos, com 20 e 16 apartamentos, e infraestrutura completa com redes de água e esgoto, estacionamento, vias pavimentadas, iluminação em LED, guarita, área social, parquinho, equipamentos de ginástica e quadra poliesportiva. Cada apartamento tem dois quartos, sala, cozinha conjugada com área de serviço e banheiro. Os contemplados cumpriram as exigências do programa, inclusive a apresentação de documentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

 

O deputado federal, Domingos Sávio, foi peça importante e caminhou ao lado do prefeito para garantir os investimentos para a cidade. “Em 2017, primeiro ano da gestão do Dr. Marcos, identificamos que Fabriciano sequer tinha feito inscrição no ‘Minha Casa, Minha Vida’. Mas, centenas de famílias estavam no aluguel social, dependendo de um cheque mensal da Prefeitura. Hoje é uma grande alegria, pois entregamos o respeito ao cidadão e ao que é seu de direito: trabalho, saúde e moradia”, pontuou o deputado.

 

 

VIDA NOVA, ENDEREÇO NOVO

Nesta sexta-feira os contemplados também fizeram a assinatura do contrato com a Caixa e receberam as chaves e certidões de números.  Providenciado a ligação de água (Copasa) e energia elétrica (Cemig), as famílias já podem se mudar para seu novo apartamento. Os contemplados, Erundina Luzia e Roberto já fazem planos e vão reservar parte do orçamento para a mudança no início do mês. “Sempre morei de aluguel... Morar no que é meu, da minha família é um sonho” revela a dona de casa, moradora do Bloco 1.

 

Há mais de 10 anos no aluguel social, a dona de casa Lindaura da Penha Mendes, não conteve a emoção ao receber o documento definitivo e as chaves do seu novo apartamento, no Bloco 15. “Foi muita luta para chegar até aqui. A única casa que tive, precisei abandonar porque foi condenada pela Defesa Civil, na gestão anterior, e perdi o pouco que tinha. Por anos, fiquei no aluguel social. É muita emoção ter um lugar seguro e que é meu para morar”, relatou a dona de casa.  

 

META É ENTREGAR MIL MORADIAS

A Prefeitura vai entregar mais 500 apartamentos no Residencial Buritis, no bairro São Vicente. O conjunto habitacional segue os moldes do Contente I e está na fase final de obras. Com isso, a gestão Novos Tempos vai garantir moradia digna e segura para mais de 3 mil pessoas – levando em conta 4 integrantes por grupo familiar. O convênio com a Caixa Econômica foi firmado no início de 2019.

 

Na ocasião, o prefeito afirmou que a meta da gestão é entregar 1.000 moradias. “Já estamos trabalhando no projeto, temos área disponível e os deputados aqui presentes, principalmente o Domingos Sávio, já se comprometeram em buscar recursos para construção de no mínimo mais 212 moradias”, antecipou. Fabriciano não recebia investimentos habitacionais desse tipo desde a década de 80, quando foram construídos os bairros Silvio Pereira 1 e 2. 

 

MORAR LEGAL JÁ BENEFICIOU 2 MIL FAMÍLIAS

Outras ações de políticas públicas de acesso à moradia estão em curso na cidade. Dentre elas, o Morar Legal, programa de regularização fundiária da Prefeitura, que visa garantir a propriedade definitiva das residências, com o registro no Cartório, àqueles que possuem apenas o recibo de compra e venda. A iniciativa já beneficiou mais de 2 mil famílias, a maioria em situação de vulnerabilidade social. A meta é contemplar 15 mil pessoas em toda a cidade.

 

“'O Morar Legal' é o maior programa de regularização fundiária da história de Fabriciano e foi criado para dar dignidade e segurança às famílias que compraram seus lotes, construíram suas casas, mas não conseguiram as escrituras. É uma iniciativa para assegurar que o cidadão não tenha só a posse, mas também o direito legal e a propriedade do lugar em que vive com sua família”, finaliza

 

SERVIÇO

Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação.

Setor de Habitação – 1º andar da Prefeitura (prédio Principal).

Telefone: (31) 3406-7597. Whatsapp da Habitação (31) 99236-0242