Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Emoção marca sorteio dos endereços das 500 famílias contempladas pelo Fabri, Meu Lar

30/04/2022 11:14

Emoção marca sorteio dos endereços das 500 famílias contempladas pelo Fabri, Meu Lar

Mais 500 famílias estão prestes a realizar o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano. Nesta sexta-feira, 29/4, as pessoas sorteadas e contempladas pelo programa Fabri Meu Lar – Programa Casa Verde e Amarela/FAR faixa 1 conheceram seus novos endereços no Residencial Buritis, no bairro São Vicente.

 

A infraestrutura e os apartamentos já estão prontos para morar. A expectativa da Prefeitura é entregar as chaves no mês de maio.

 

O evento de designação das unidades aconteceu na Praça da Estação, no Centro. As próximas etapas são: vistoria dos imóveis pelos beneficiários, convocação pela Caixa para assinatura do contrato e a efetiva entrega das chaves.

 

Concluído estes processos, a Gerência de Habitação do município vai montar um cronograma, com dias e horários definidos, para que as famílias façam a mudança de forma organizada e segura.

 

“Moradia digna e segura é um direito do cidadão. E nós, da gestão Novos Tempos, temos trabalhado desde 2017 para garantir a centenas de famílias que viviam em áreas de risco, estavam no aluguel social há décadas e outras tantas que cumprem os critérios do programa possuir a sua casa própria”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

 

“As obras já estão 100% executadas. O Fabri, Meu Lar não é um sonho, e sim uma realidade. Hoje o que falta no Residencial Buritis é moradores, que puderam escolher os seus apartamentos”, completa o prefeito.  

 

APARTAMENTOS

As unidades têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os prédios são de quatro e cinco andares e contam com infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, estacionamento, vias pavimentadas, guarita e área social com duas quadras poliesportivas, parquinho e academia ao ar livre.

 

Os apartamentos que serão habitados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com acessibilidade. Para elas e idosos, foram reservadas moradias no térreo dos prédios.

 

O programa habitacional de Fabriciano segue critérios definidos pelo Governo Federal, por meio do programa Casa Verde e Amarela/FAR e Caixa Econômica Federal. O processo de designação das unidades também foi acompanhado por representantes da coordenadoria da Habitação da Prefeitura, sociedade civil organizada, Conselho Municipal das Cidades (Concidade) e Caixa Econômica.

 

INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS

Para receber os novos moradores, a Prefeitura trabalha na preparação e adequação dos equipamentos e serviços públicos no entorno do Residencial. O Secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, dá os detalhes.

 

“Estamos falando de cerca de 2 mil pessoas, praticamente um novo bairro. E as escolas, CRAS e unidades de saúde precisam ser preparadas para atender esta demanda. O município já fez adequações e prepara os equipamentos públicos num raio de 2 quilômetros para garantir um atendimento de qualidade destas famílias. Também buscamos a ampliação das linhas e horários do transporte público no local”, resumiu.

 

MORADIA DIGNA E SEGURA

Os 500 apartamentos no Residencial Buritis, no bairro São Vicente, já estão prontos e seguem o mesmo padrão das 288 unidades já habitadas no Residencial Contente I, desde maio passado. Para os futuros moradores, a escolha dos endereços e vizinhança foi um momento de grande emoção e expectativa.

 

 “Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Em alguns dias vou sair da ‘beira do rio’. Perdi tudo na última enchente e saber que agora vou morar em um lugar seguro é uma benção”, disse Maria das Graças Alves, uma das contempladas.

 

Sandra Alves da Silva ficou feliz em confirmar que os apartamentos terão acessibilidade. “É indescritível a felicidade, é um sonho de uma vida sendo realizado. É tudo do jeito que eu precisava e queria e estou muito feliz”, avalia.

 

“Estou emocionada. Perdi minha mãe há um ano, morava de aluguel e hoje pude escolher uma vizinhança boa. Sou muito grata”, resumiu Rosana Martins Vita, outra contemplada pelo programa.

 

Com a entrega do Residencial Buritis em breve, a gestão Novos Tempos vai garantir moradia digna e segura para mais de 3 mil pessoas – levando em conta 4 integrantes por grupo familiar. O convênio com a Caixa Econômica foi firmado no início de 2019. Fabriciano não recebia investimentos habitacionais desse tipo desde a década de 80, quando foram construídos os bairros Silvio Pereira 1 e 2.

 

SERVIÇOS:

Gerência de Habitação

Rua Duque de Caxias, 7, Galeria Central

Atendimento: 12h às 18h.

 

Contatos

Whats app: (31) 9.9236-0242

Telefone: (31) 3406-7597.