Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Fabriciano abre inscrições para o exame de equivalência; Provas serão realizadas em novembro

26/09/2022 17:10

Fabriciano abre inscrições para o exame de equivalência; Provas serão realizadas em novembro

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, abre inscrições para os exames de equivalência do ensino fundamental. O Exame de Equivalência visa garantir o certificado de conclusão do ensino fundamental às pessoas que não concluíram a escolaridade em idade própria, ou não tem como comprovar esta escolarização.

 

O período de inscrição vai do dia 26 de setembro ao dia 4 de novembro; já as provas, que comprovam a conclusão do ensino fundamental, estão marcadas para o dia 20 de novembro. Para participar, o candidato precisa ter idade mínima de 15 anos completos, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. 

 

As inscrições são realizadas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Fabriciano:

 

  • E.M. “Argeu Brandão” – Bairro Manoel Maia.
  • E.M. “Vereador Nicanor Ataíde” – Bairro Mangueiras.
  • E.M. “Maria da Conceição Ataíde” – Cocais dos Arrudas.
  • E.M. “Vereador Paulo Franklin” – Bairro Santa Cruz.
  • E.M. “Raimunda Coura Barcellos” – Bairro Caladinho de Cima.

 

O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h (manhã) e das 13h às 16h (tarde); e das 17h às 20h nas escolas que oferecem EJA (Educação de Jovens e Adultos): Raimunda Coura, Argeu Brandão e Paulo Franklin.

 

EXAME DE EQUIVALÊNCIA

Conforme a gerente do Sistema Municipal de Educação, Cristina Soares, o exame de equivalência “É uma oportunidade para que o cidadão obtenha o certificado de conclusão de ensino fundamental, podendo assim dar seguimento aos seus estudos ao estar apto para ingressar no ensino médio regular ou profissionalizante”, explica.

 

Serão aplicadas provas de português, matemática, história, geografia, ciências e redação – que compõem a Base Nacional Comum Curricular. As avaliações são elaboradas pela equipe pedagógica da Secretaria de Governança Educacional e Cultura e aplicadas pelos profissionais da rede.

 

As provas serão aplicadas dia 20 de novembro (domingo), às 8 na EM. Paulo Franklin, no bairro Santa Cruz.

 

APROVAÇÃO E RESULTADO

Caso não seja aprovado em todas as disciplinas do Exame de Equivalência, o candidato poderá fazer nova prova apenas da(s) matéria(s) em que foi reprovado no próximo ano ou cursar EJA (Educação de Jovens e Adultos) para concluir seus estudos.

 

A previsão do município é entregar o certificado de conclusão definitivo do ensino fundamental em março de 2023. Antes, publicará o resultado final no hall da Secretaria de Governança Educacional e Cultura no dia 9 de dezembro de 2022.

 

 A EM Paulo Franklin fará a entrega da declaração de aprovação total ou parcial para os aprovados no Exame Equivalência, garantindo a oportunidade de matricular no ensino médio – na rede estadual, dentro do período de matrículas.