Fabriciano define prioridades para saúde com moradores em Conferência Municipal

 03/05/2022 15:23

COMPARTILHAR

Fabriciano define prioridades para saúde com moradores em Conferência Municipal
Fabriciano define prioridades para saúde com moradores em Conferência Municipal

As diretrizes da Saúde em Coronel Fabriciano para os próximos anos estão definidas. No último fim de semana, o município traçou as metas de investimento escolhidas pela população nas pré-conferências e referendadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde. Com essas definições, as políticas de aplicação dos recursos do SUS ficam mais claras atendendo as demandas que a população escolheu.

 

O tema central da conferência foi: “A consolidação do SUS para manutenção do direito à saúde”. A partir dele, três eixos temáticos foram colocados em discussão conforme orientação do Ministério da Saúde: O SUS que temos e o SUS que queremos; Prevenção como a melhor solução para o SUS; e Saúde em rede: Garantia de acesso e melhoria da qualidade. Durante o evento foram formados grupos de onde saíram as definições por prioridade.

 

O eixo 1, que teve como tema “O SUS que temos e o SUS que queremos” tem como prioridade definida a reforma das Unidades Básicas de Saúde de Cocais, do Amaro Lanari (já em andamento) e do bairro Mangueiras. Já o eixo 2, cujo tema foi a “Prevenção como a melhor solução para Saúde", elegeu o fortalecimento do Programa Saúde nas Escolas (PSE) com palestras e oficinas sobre combate às arboviroses, alimentação saudável e planejamento familiar. O Eixo 3, “Saúde em rede: garantia de acesso para melhoria da qualidade” focou na informatização da rede de atendimento, como foco no prontuário eletrônico e na informação.

 

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, fez questão de elogiar a participação

da população, que possibilitou a eleição de mais de 100 delegados durante as pré-conferências e que compareceram nos dois dias da conferência.

 

“Nós jamais tivemos uma participação tão grande. Em épocas passadas era difícil formar o número de delegados necessários. Dessa vez, sobrou candidatos. Isso mostra que nossas ações têm sido assertivas e que estamos no caminho certo oferecendo à população o SUS que ela merece e precisa”.

 

O secretário também ficou satisfeito com as deliberações da Conferência. “O que a população escolheu como prioridades as que nós (Prefeitura) já estamos projetando e que são viáveis. Por isso, a partir de agora, vamos nos concentrar no atendimento dessas demandas.”, concluiu.

 

NOVO CONSELHO

Ao final da conferência, foram escolhidos entre os delegados, os novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde. O Conselho é deliberativo e avaliza todos os investimentos feitos pelo município. Das pequenas ações aos grandes projetos, tudo precisa passar pelo crivo dos conselheiros. Em breve, a nova equipe do conselho se reunirá para escolher a nova diretoria.