Prefeitura de Coronel fabriciano

Fabriciano faz pesagem do Bolsa Família a partir de 1º de abril

 28/03/2019 14:11

COMPARTILHAR

Fabriciano faz pesagem do Bolsa Família a partir de 1º de abril
Fabriciano faz pesagem do Bolsa Família a partir de 1º de abril

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Governança de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 1º de abril, a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família. A pesagem é obrigatória para crianças de até sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes que recebem o benefício. Além do acompanhamento do peso e altura, também são verificadas a caderneta de vacinação.

 

A pesagem no Bolsa Família é uma ação realizada duas vezes por ano com objetivo de conferir a saúde das crianças e mulheres inscritas no programa.  Verificar o peso é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e consequentemente, se há famílias fazendo mal uso do valor recebido mensalmente.

 

Esse ano o tema é “Família Atenta” e, em Coronel Fabriciano, a ação será intensificada durante todo o mês de abril nas Unidades de Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal, onde as famílias assistidas serão acompanhadas. Os beneficiários do Bolsa Família devem comparecer as unidades de Saúde munidos com a Certidão de Nascimento (menores de Idade), RG, Carteira de Vacinação e o Cartão do Bolsa Família. São aguardadas cerca 8 mil pessoas para a pesagem.

 

“É muito importante que os beneficiários compareçam, pois é por meio desta ação que podemos analisar o desenvolvimento do peso e altura das crianças e se as gestantes estão com o pré-natal em dia, por exemplo. Assim, as Secretárias de Saúde e de Assistência Social conseguem intervir em tempo para ajudar essas famílias”, justifica a supervisora de Programas e Benefícios Sociais, Daniela De Jesus.

 

Em Fabriciano, antes de iniciar o chamamento das famílias para a pesagem, a Prefeitura realizou uma série de capacitações com os enfermeiros da rede municipal e os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo foi apresentar o funcionamento geral do programa Bolsa Família e como serão realizadas as assistências às famílias.