Fabriciano inicia o pagamento do auxílio para vítimas das enchentes

 28/04/2022 13:08

COMPARTILHAR

Fabriciano inicia o pagamento do auxílio para vítimas das enchentes
Fabriciano inicia o pagamento do auxílio para vítimas das enchentes

Nesta semana, o município de Coronel Fabriciano começa a pagar a 1ª parcela do Programa Recupera Minas, destinado às famílias atingidas pelas enchentes de janeiro deste ano. No total, 183 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil Municipal e confirmadas como vítimas por desalojamento, inundação ou desabrigo. Serão pagos R$ 400 para cada integrante do grupo familiar. Ainda serão pagas mais duas parcelas por pessoa até o final de maio de 2022.

 

Para possibilitar o auxílio às famílias atingidas, Coronel Fabriciano cumpriu todas as regras do programa, como o Decreto de Estado de Calamidade Pública e a criação do Plano de Contingência.

 

“A maioria dessas pessoas perdeu móveis, roupas, objetos de cozinha e outros materiais que foram levados pela enchente. Estas famílias foram retiradas de casa e acolhidas pela Assistência Social em um abrigo preparado pelo município. Algumas precisaram ir para casas de parentes até inundação baixar”, relembra Letícia Godinho, Secretária de Governança de Assistência Social.

 

Todas as famílias cadastradas receberam visitas da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e foram notificadas para comparecer ao equipamento e preencher os formulários de identificação para o pagamento.

 

PREPARO E ENFRENTAMENTO

As fortes chuvas de janeiro provocaram a cheia do Rio Piracicaba. Os bairros ribeirinhos, Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha), Mangueiras, Santa Terezinha e Amaro Lanari, foram os mais atingidos. Além da inundação das residências, o município sofreu também com deslizamentos de encostas.

 

O Plano de Contingência foi colocado em ação por meio da Defesa Civil Municipal, Assistência Social e Secretaria de Obras, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Um abrigo foi instalado e as equipes de apoio providenciaram de imediato socorro às vítimas, abrigamento e fornecimento de água, alimentos e material de limpeza.

 

RIBEIRÃO CALADÃO

Ponto constante de inundações no passado, o Ribeirão Caladão mais uma vez suportou as cheias graças ao trabalho preventivo que vem sendo feito em seu leito rotineiramente. O serviço de limpeza constante e o recolhimento de materiais despejados irregularmente no ribeirão têm se mostrado eficaz possibilitando o escoamento das águas da chuva sem transbordamento.