Prefeitura de Coronel fabriciano

Fabriciano investe em educação de qualidade

 29/04/2019 17:29

COMPARTILHAR

Fabriciano investe em educação de qualidade
Fabriciano investe em educação de qualidade

Dia 28 de Abril é comemorado o Dia Internacional da Educação. E Coronel Fabriciano tem feito a lição de casa para garantir um ensino de qualidade para os mais de 9 mil alunos, das 24 escolas da rede municipal, incluindo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

O diferencial já começa pelo Sistema de Ensino adotado a partir de 2017: Aprende Brasil. O destaque do sistema de ensino é a oferta do inglês para os alunos a partir do 1º ano, sendo que o Ministério da Educação exige a disciplina a partir do 6º ano. O sistema que é adotado pelas melhores escolas particulares do país fornece livros didáticos com conteúdos complementares e assessoria pedagógica; conta também com plataforma digital online para as famílias dos alunos.

 

O município de Coronel Fabriciano pelo segundo ano consecutivo garantiu uniforme de qualidade, incluindo um par de calçado para os estudantes do ensino fundamental e educação infantil. O município oferta também um kit escolar completo no início de cada ano letivo para todos os alunos da rede municipal. O kit inclui mochila, cadernos, agenda escolar, bolsinha, squeeze (Garrafa de água), lápis, régua, borracha, entre outros. Para a entrega dos kits. Foram investidos em média de R$ 1.280.000,00 (Um milhão e duzentos e oitenta mil), fornecido pelo recurso próprio do Município e Quota Estadual do Salário Educação (QESE).

 

“Pode se citar outras ações realizadas com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade a todos os alunos. Como por exemplo, a realização de uma colônia de férias, pela segunda vez consecutiva, para cerca de 400 alunos da rede municipal que obtiveram as melhores notas. Outro destaque é a oferta de transporte escolar para os alunos da zona rural e para os alunos da zona urbana, mas que moram distantes da escola. Entre outras ações”, destaca o Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra.

 

ALIMENTAÇÃO

Oferecer uma merenda escolar de qualidade para os alunos da rede municipal também é uma prioridade de Coronel Fabriciano. Recentemente foram introduzidos 14 novos alimentos no cardápio da merenda deixando-a ainda mais nutritivos, atrativos e saborosos. Foram introduzidos à alimentação: Abacate, laranja, goiaba, banana da terra, pepino, suco de abacaxi, pernil suíno, macarrão integral, triguilho para quibe, amanteigados de chocolate, cookies integral, cereal infantil sem açúcar, Fórmula Infantil para menores de um ano e óleo de girassol.

Para garantir todas as conquistas já listadas, o município investe da sua receita para a Educação. É deste recurso que Fabriciano custeia a merenda de qualidade em todas as escolas, efetua os salários dos profissionais, realiza capacitações, entre outros. A Constituição Federal determina que cada município invista no mínimo com 25% na educação, porém só no ano de 2018 o município de Coronel Fabriciano investiu 15% a mais do estipulado. 

 

SAIBA MAIS

O Dia Mundial da Educação foi escolhido quando terminava o Fórum Mundial da Educação realizado em Dakar, no ano de 2000. Nesse fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.