Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Fabriciano levará empreendedorismo às escolas

04/10/2019 20:42

Fabriciano levará empreendedorismo às escolas

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, em parceria com a Fundação APERAM, promoveu nessa quinta-feira, (03) uma capacitação para os professores da rede municipal com intuito de torná-los aplicadores do programa CONECTADO COM O AMANHÃ criado pela associação educativa Achievement Minas Gerais (JAMG),

Cerca de 400 alunos do 8º e 9º ano da rede municipal serão impactados com o projeto. O programa proporcionará ao aluno uma analise e planejamento do futuro, com foco no mercado de trabalho e a possibilidade de ser um empreendedor, desenvolver habilidades na área que almeja. Os jovens são conectados com os temas: competências, liderança, feedback, gestão de carreira, currículo, entrevista de emprego, networking e empreendedorismo.

O Secretário de Governança Educacional Carlos Alberto Serra Negra, disse que a parceria com a Fundação Aperam foi implantada pela gestão atual em 2018, oferecendo treinamentos, cursos e capacitações para os servidores municipais e ressalta a importância da parceria: “Este programa da Junior Achievement, é importante para nós em dois aspectos, o primeiro por fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como tema transversal sendo o empreendedorismo um desses temas. Além disso, também faz parte do Plano de Desenvolvimento Local, que nós pensamos na economia de Coronel Fabriciano tá 2030 e a educação faz parte desse processo, pela quantidade de alunos na rede e seu familiares. A cultura empreendedora é difundida nos cursos superiores e agora vai para o ensino médio e fundamental”, pondera Serra Negra.

Bruna Falabella, analista de projetos da Junior Achievement, informa que o Projeto Conectado com o Amanhã consegue durante um turno escolar trazer reflexão para o aluno, como ele tem que se preparar para o mercado de trabalho e olhando para as prioridades que ele tem que ter para uma empresa. “Os encontros são divididos em 5 etapas, sendo a primeira mostrando o que é mercado de trabalho, de pois mostrando como ter este conhecimento para entrar no mercado de trabalho, temos um momento de identificação das habilidades que a pessoa tem, que colega tenha  e fazem uma reflexão de como utilizas as habilidades no mercado de trabalho. Eles veem também como fazer um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego. A parte mais interessante é a gestão de carreira, quando os alunos constroem o mapa da vida deles, em forma de escada , onde cada degrau equivale a cinco anos. Eles viram o que é o mercado, já sabem quais habilidades tem, agora desenvolvem o caminho para chegar onde querem não só campo profissional, mas também na parte pessoal”, diz.

 Flavia Souza coordenadora de projetos de educação da Aperam, aponta que esta é a primeira vez que Coronel Fabriciano entra no programa de empreendedorismo. “Desde o ano passado nos já havíamos conversando com a administração municipal, e debatemos sobre as demandas da Aperam na educação e sobre as demanda da Educação Municipal, e dentro dos projetos havia o programa de empreendedorismo que agora trouxemos para Cel. Fabriciano. Este é um projeto de capacitação muito amplo, pois ele prepara o aluno para o mercado de trabalho até a atuação dele na empresa, além de despertar o espirito empreendedor.” Diz Flavia Souza.

Para o professor de matemática Simão Pereira Franco, o programa será uma grande ajuda aos alunos, pois essas oportunidades não são encontradas para eles na sociedade. “ O programa mostrará para eles novos horizontes, criando habilidades e aprendendo novas profissões no mercado de trabalho. Acredito que todos vão adorar.” Conclui.