Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Fabriciano mantém liderança Nacional na Atenção Primária na Saúde

01/06/2023 16:55

Fabriciano mantém liderança Nacional na Atenção Primária na Saúde

Coronel Fabriciano mantém pelo 4º quadrimestre seguido a liderança do ranking nacional do Previne Brasil, programa do Governo Federal responsável pela Atenção Primária na Saúde em todo o território nacional. Já são 16 meses à frente levando em conta os municípios acima de 40 mil habitantes.

 

O Previne Brasil funciona por meio de indicadores que medem a eficiência do serviço ao cidadão por meio de ações direcionadas à saúde da mulher, criança e pacientes crônicos, dentre outras iniciativas.

 

Com foco na prevenção, os serviços garantem melhor atendimento, acompanhamento e resultados. Para manter o controle, o Previne Brasil passou a remunerar a prestação dos serviços por critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e critério populacional.

 

Para cumprir a metas, o município de Coronel Fabriciano investiu em estrutura e capacitação continuada, reestruturou a Atenção Primária, implantou a informatização das unidades básicas de saúde e os médicos passaram a fazer o prontuário eletrônico. O controle de dados via sistema do Ministério da Saúde colocou o município em evidência, criando parâmetros para outras regiões.

 

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, diz que a conquista é resultado de um trabalho planejado. “Nós fortalecemos a Atenção Primária, o trabalho dos agentes comunitários de saúde, com treinamentos constantes e buscamos saber onde estavam os problemas. Todos os servidores das UBSs mereceram atenção. Hoje temos uma equipe responsável e ciente de cada desafio”, disse

 

SEGUIR À FRENTE

Manter a posição é o grande desafio da Saúde da cidade. Para isso, em vez de comemorações, o gestor da pasta convocou os servidores para anunciar a conquista e mostrar o que precisa ser feito para se manter na posição de “melhor Atenção Primária do país”.

 

Segundo Cacau, toda a equipe será treinada exaustivamente e haverá investimentos em todos os setores, partindo do acolhimento. “Nós temos uma grande resolutividade, que é a resposta às necessidades do cidadão e é nisso que precisamos melhorar ainda mais. Quando o cidadão está satisfeito é sinal de que estamos realizando um bom trabalho”, concluiu.

 

CRESCIMENTO

Além de manter a qualidade no serviço, Coronel Fabriciano está ampliando a Atenção primária. Atualmente, a cidade conta com 15 Unidades Básicas de Saúde e já foram assinadas as ordens de serviço para construção de outras três: Manoel Maia, Silvio Pereira 2 e Bairro Universitário. As novas UBSs serão inauguradas ano que vem.