Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Fabriciano realiza capacitação do Sistema Bolsa Família na Saúde

13/03/2019 21:00

Fabriciano realiza capacitação do Sistema Bolsa Família na Saúde

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta terça-feira, 12, uma capacitação para os enfermeiros da rede e os chefes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o tema Sistema Bolsa Família na Saúde. O objetivo foi apresentar conhecimentos para os profissionais sobre o sistema e alinhar informações importantes.

 

Na capacitação os profissionais aprenderam sobre o funcionamento geral deste programa, por exemplo, como serão realizadas as assistências às famílias, os pré-requisitos para o recebimento desde benefício e como são feitas as digitações dos dados. Também foi mostrado sobre o perfil saúde das pessoas que serão inseridas no programa e algumas estratégias para organizar as pesagens das Unidades de Saúde.

 

De acordo com a enfermeira Responsável Técnica da Atenção Básica, Marcela Lane Reis de Carvalho, a saúde é responsável pelo acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família, pois existem metas do Ministério da Saúde em relação a esse procedimento.  “Os enfermeiros já receberam os mapas que com relação dos usuários beneficiários do programa, vão reunir com os Agentes Comunitários e Saúde (ACS) e com os chefes de unidades e então, irão traçar as estratégias de pesagem dentro das equipes de saúde da família”, explicou.

 

Uma nova capacitação, exclusiva para os ACS está prevista ainda para este mês. Nela, o nutricionista do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB) dará orientações sobre o processo de antropometria desses usuários, como pesagens e medições. As pesagens terão início no dia 1º de abril nas Unidades de Saúde.