Fabriciano realiza Pré-conferência dos direitos da pessoa com deficiência

 14/09/2021 13:52

COMPARTILHAR

Fabriciano realiza Pré-conferência dos direitos da pessoa com deficiência
Fabriciano realiza Pré-conferência dos direitos da pessoa com deficiência

É nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, a realização da Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Coronel Fabriciano. O evento é preparatório para a Conferência Regional que ocorrerá entre os dias 21 e 23 deste mês, em modelo virtual, para as cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Caratinga.

 

A Pré-Conferência tem como subtema “Construindo um Brasil mais inclusivo” e debaterá os seguintes eixos:

 

  • Eixo 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência
  • Eixo 2: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas
  • Eixo 3: Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência
  • Eixo 4: Direito e acessibilidade
  • Eixo 5: Desafios para comunicação universal

 

A Secretaria de Governança de Assistência Social convoca a população para participar do evento como estratégia para incluir a pessoa com deficiência dentro das políticas públicas municipais, estaduais e federais exercendo o direito à participação social de forma ativa na construção das políticas públicas. Da Pré-conferência serão extraídas propostas para o Município, Estado e a União. Também serão eleitos os delegados que vão representar o Coronel Fabriciano na etapa regional.

 

A Pré-conferência acontece das 08h às 11h, na Praça CEU ou CRAS lll, Avenida Sanitária, 2.711, Melo Viana.

 

POLÍTICAS MUNICIPAIS

Desde 2017, Fabriciano tem avançado ano a ano nas políticas para pessoas com deficiência. Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, trabalha em várias frentes.

 

Dentre os destaques estão: o passe livre para pessoas com deficiência, a garantia de vagas em estacionamentos, vagas prioritárias em filas em locais públicos, implementação da carteirinha da pessoa autista, dentre outros. O município também estabeleceu em Lei, a prioridade de espaço e acessos em eventos, como shows e espetáculos em praça pública. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência também já possui um fundo com objetivo de fortalecer as políticas do setor.