Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Gincana Mexa-se contra o Mosquito elimina mais de 26 mil inservíveis

08/05/2019 13:37

Gincana Mexa-se contra o Mosquito elimina mais de 26 mil inservíveis

Em Fabriciano, os participantes do Mexa-se, programa de promoção da saúde, “arregaçaram as mangas” e partiram para ação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) em seus bairros. Nos últimos 30 dias, alunos e professores dos sete polos estiveram mobilizados na 1ª Gincana Mexa-se contra o Mosquito. Juntos, a iniciativa retirou mais de 26 mil inservíveis das ruas, quintais e lotes vagos de Fabriciano.

 

Itens como pneus, latas, recipientes, garrafas PETS, ao acumular água limpa e parada, tornam-se potenciais criadouros do mosquito. “Estes são alguns dos lugares mais comuns de encontrar larvas do mosquito durante visitas de rotina e realização do LIRAa. Daí a importância da ação, que superou a nossa expectativas pela grande quantidade de inservíveis recolhidos e o grau de envolvimento dos participantes. A ideia é realizar a Gincana anualmente”, avaliou a secretária-adjunta, Vânia Tavares.

 

Elaborada em uma parceira da Vigilância em Saúde e o Programa Mexa-se, a Gincana teve o objetivo mobilizar as pessoas no combate as arboviroses diariamente e promover a interação da comunidade nas ações por meio de atividades esportivas, práticas e culturais.

 

O encerramento será nesta sexta-feira, 10, a partir das 18h, na Praça da Estação, com premiação os polos que mais se destacaram. A comissão julgadora será formada por profissionais da Saúde, Educação, Limpeza Urbana e representante da associação de catadores de recicláveis do município. As equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar irão receber um vale brinde com a premiação, que será entregue posteriormente.

 

O encerramento da Gincana do Mexa-se acontecerá em conjunto com atividades em comemoração ao aniversário do Programa Mexa-se e o Dia Mundial da Saúde.

 

RESPONSABILIDADE DE TODOS

A Gincana Mexa-se contra o mosquito também enfatiza que a responsabilidade de cada um, somada ao coletivo, faz toda a diferença no combate ao Aedes e prevenção das arboviroses. De acordo com dados do último LIRAa, em Janeiro, Coronel Fabriciano mantém os índices de infestação em controle, o último LIRAa foi de 2,1% - no mesmo período em 2018, o LIRAa apurado era 4,1%. O preconizado pelo Ministério da Saúde como ideal é de 1%.

 

Segundo o Secretário de Saúde, Ricardo Cacau, a administração municipal tem feito o seu papel para manter a situação epidemiológica, e os casos de arboviroses sob controle. Mas ele frisa que mais de 70% dos focos do mosquito ainda é encontrado dentre de casas, cuja responsabilidade é do morador. “Desde o ano passado temos trabalhado de forma intensificada no combate aos possíveis focos do mosquito. Porém, é muito importante que toda a população contribua, com ações simples e rotineiras, para eliminar o mosquito e evitar doenças na cidade”, explica.