Guias de IPTU 2022 já estão disponíveis no site da Prefeitura de Fabriciano para pagamento

 25/04/2022 15:38

COMPARTILHAR

Guias de IPTU 2022 já estão disponíveis no site da Prefeitura de Fabriciano para pagamento
Guias de IPTU 2022 já estão disponíveis no site da Prefeitura de Fabriciano para pagamento

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Financeira e Orçamentária, já disponibilizou no site www.fabriciano.mg.gov.br as Guias de Pagamento do IPTU 2022. Para acessar, basta clicar no ícone CIDADÃO na lateral esquerda do site e escolher a opção TRIBUTOS / IPTU ONLINE Feito isso, é necessário informar CPF ou CNPJ do proprietário e a INSCRIÇÃO CADASTRAL do imóvel (clique aqui).

 

O objetivo é oportunizar que o contribuinte se programe, com antecedência, para quitar o IPTU. “Sensível ao momento financeiro da população e, sobretudo, dos tributos que vencem no início do ano, a administração municipal colocou o vencimento da primeira parcela até o dia 8 de julho e disponibilizou as guias no site. Assim, o contribuinte tem mais tempo para avaliar a forma de pagamento e adequar ao seu planejamento financeiro”, explica Wander Ulhôa, Secretário de Governança Financeira e Orçamentária.

 

Em Fabriciano, quem fizer a opção pelo pagamento à vista tem direito ao desconto e concorre a prêmios pela campanha IPTU Premiado 2022. O tributo pode ser pago integralmente com o abatimento de 20% até o dia 8 de julho; e sem desconto, até o dia 26 de agosto. Há ainda a opção do pagamento parcelado em até seis vezes, de julho a dezembro de 2022, com vencimento até o dia 8 de cada mês e no valor mínimo de R$ 50 cada prestação. Esta opção não dá direito ao desconto e participação do sorteio de prêmios.

 

As guias podem ser quitadas em casas lotéricas e bancos credenciados: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco e Sicoob/Cosmipa. A partir de meados de junho, as guias do IPTU também serão enviadas para a residência do contribuinte.

 

SORTEIO DE PRÊMIOS

O sorteio do IPTU Premiado 2022 está previsto para o dia 26 de agosto on-line com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura. Antes desta data, o contribuinte deve apresentar o comprovante de pagamento do imposto à vista e retirar o seu cupom para o sorteio junto ao setor de arrecadação da Prefeitura. Serão 9 prêmios, incluindo um carro 0 km.

 

A arrecadação com IPTU gera a receita para investir em políticas públicas voltadas para a Saúde, Educação, Limpeza Pública, Obras, Assistência Social em benefício da comunidade.

 

APOSENTADO E PENSIONISTA

Aposentados e pensionistas com renda familiar abaixo de R$ 1.917,50 são isentos do imposto sobre o imóvel onde reside e seja o dono do mesmo. Quem recebe acima deste valor, o desconto é de 50% sobre o tributo. Para ter direito aos benefícios, o contribuinte precisa apresentar os documentos pessoais e do imóvel que comprove a propriedade. As cópias (arquivo em formato PDF) devem ser encaminhadas por e-mail: receita@fabriciano.mg.gov.br.

 

Em caso de dúvida, o contribuinte deve procurar o setor de arrecadação da Prefeitura.

 

SERVIÇO

Gerência Tributária – Arrecadação

Térreo da Prefeitura (Prédio Principal). Telefone: (31) 3406-7559

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30.