O Hospital Dr. José Maria Morais, administrado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, realizou na manhã desta quinta-feira, (17), um simulado de evacuação em caso de incêndio, como parte de seus esforços contínuos para aprimorar a segurança de seus pacientes, funcionários e visitantes. A ação movimentou as dependências do hospital e ruas no entorno.
A ação foi realizada em parceria com o 5° Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais
(CBMMG), e teve como objetivo aperfeiçoar os protocolos de segurança e preparação para situações de emergência, proporcionando aos brigadistas e a toda equipe do hospital, um treinamento essencial para lidar de forma eficiente e coordenada em casos de necessidade de evacuação imediata do prédio, especialmente em cenários de incêndio.
Durante a simulação, que contou com cerca de trinta pessoas, os colaboradores do hospital puderam praticar as medidas adequadas para garantir a evacuação ordenada e segura de todos os ocupantes do edifício. Os bombeiros desempenharam papel fundamental na coordenação e supervisão do simulado, fornecendo orientações especializadas e auxiliando na avaliação do desempenho da equipe.
"A simulação realizada aqui hoje é muito importante, pois nos dá a dimensão de como seria uma ocorrência real, inclusive de quanto tempo a viatura demoraria para chegar até aqui desde a sua saída do nosso pelotão, que nesse caso foi de 7 minutos, um tempo considerado muito bom." Comenta o Sargento Marlon, do Corpo de Bombeiros.
A Gerente de responsabilidade técnica de enfermagem do HJMM, Priscila Rezende falou sobre o êxito no exercício: "A segurança de nossos pacientes e colaboradores é uma prioridade absoluta. O simulado de evacuação de hoje foi uma oportunidade valiosa para aprimorar nossos procedimentos de resposta a emergências de contingência e garantir que estejamos preparados para enfrentar qualquer eventualidade com eficiência e calma", pontuou.
Dicas em caso de incêndio
Os bombeiros reforçam que em caso de incêndio algumas dicas são fundamentais como:
- Tentar manter a calma e ajudar as pessoas mais necessitadas quando possível,
- Não utilizar elevadores,
- Fugir da fumaça e se possível tentar apagar o foco de fogo com extintor,
- Procurar não empurrar outras pessoas e nunca voltar para tentar apanhar objetos esquecidos no local do incêndio, deixando as vias livres para a ação dos militares.