Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Mais de 85% dos idosos de Fabriciano já foram imunizados contra a gripe

07/04/2020 17:48

Mais de 85% dos idosos de Fabriciano já foram imunizados contra a gripe

Mais de 12,8 mil doses de vacina já foram aplicadas até a manhã desta terça-feira, 7, em Coronel Fabriciano dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O número corresponde a 85,9% do total de 15 mil pessoas com mais de 60 anos. A imunização deste grupo é priorizada por ser mais suscetível ao agravamento de quadros gripais e ao Coronavírus (Covid-19). 

 

No município, a Prefeitura está vacinando os idosos em casa. Esta é mais ação efetiva para prevenir a disseminação do COVID-19. O objetivo é dá condições para que o idoso se mantenha em isolamento social, na segurança de sua casa, e evite frequentar lugares com aglomerações, inclusive, nas unidades de saúde.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha, afirma que todos os idosos de Fabriciano receberão a dose contra a gripe. “As doses de vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados e, depois aos municípios, em lotes menores. Mas a população pode ficar tranquila, que a meta é imunizar 100% dos idosos e haverá vacina para todos”, afirma a profissional.

 

Está garantida a imunização domiciliar de pacientes acamados cadastrados na rede municipal e a distribuição de doses para os internos do Lar dos Idosos, funcionários e pacientes do Hospital Dr. José Maria Morais e trabalhadores da saúde.

 

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Outro grupo prioritário na primeira fase da campanha de vacinação contra gripe é o de profissionais da saúde. Em Fabriciano, a Secretaria de Saúde de já imunizou mais de 1,7 mil trabalhadores da área, o que representa 78,5% do público-alvo total estimado em cerca 2 mil pessoas. A imunização dos profissionais de saúde é fundamental, já que estão na linha de frente no diagnóstico e tratamento do contaminados pelo novo vírus.

 

“A vacina não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, neste momento, ajuda a evitar o adoecimento da população, sobretudo os grupos prioritários, e auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos”, completa Tatiana Cunha.

 

DEMAIS ETAPAS

A vacinação contra a gripe será realizada em 3 etapas, com período de imunização específico para cada grupo alvo da campanha, Exceto os idosos. As doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Saúde e o horário de funcionamento das salas de vacinas. É necessário apresentar a caderneta de vacinação para atualização e o cartão do SUS. A campanha vai até o dia 23 de maio.