Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Moradores de Coronel Fabriciano fazem mutirão para acabar com criadouros do mosquito da dengue

24/03/2023 10:06

Moradores de Coronel Fabriciano fazem mutirão para acabar com criadouros do mosquito da dengue

Um grande mutirão de limpeza está acontecendo nos quatro cantos de Coronel Fabriciano visando acabar com os criatórios de larvas do mosquito Aedes Aegypt. A ação coordenada pela Secretaria de Governança da Saúde foi abraçada pelos moradores que frequentam os polos do Programa Mexa-se e voluntários de todos os cantos.

A ação de limpeza já conta pontos para a Gincana contra o Mosquito, que o município organiza há 3 anos. Até o momento foram recolhidos mais de 135 mil inservíveis. Ano passado, durante toda a gincana, foram recolhidos mais de 400 mil objetos inservíveis. Na lista de materiais estão pneus velhos, garrafas pets de todos os tamanhos, utensílios abandonados de vidro, plástico e metal e uma gama de outros materiais que acumulam água ao ar livre.

A ação tem por meta reduzir os dados de arboviroses no município e consequentemente os casos de internação, principalmente por Dengue. Neste primeiro trimestre a cidade contabilizou 394 notificações de casos suspeitos de dengue. 73 foram confirmados, 09 de Chikungunya com 37 notificações.

O número de casos é menor se comparado aos dois últimos anos. Mesmo assim, a Secretaria de Governança da Saúde está em alerta. O monitoramento de pacientes é feito de forma ininterrupta nas unidades de saúde, no Hospital Dr. José Maria Morais e também na UPA. “Até o momento a situação está sob controle. Não temos uma epidemia como ocorre em vários municípios e isso se deve aos mutirões que temos realizado ano a ano e que nos ajudam a acabar com os criatórios do mosquito”, afirma Vânia Tavares, Gerente de Vigilância em Saúde.

De olho nos acumuladores

A ação de recolhimento de inservíveis também está focada nos moradores que tem o hábito de acumular objetos em casa. O excesso de inservíveis nas residências transforma os quintais em ambientes perfeitos para o mosquito. A secretaria reuniu agentes e frequentadores dos polos de atividade física para ensiná-los a convencer os acumuladores a abrir a porta de casa e permitir a limpeza dos ambientes. O trabalho tem dado certo.

Participação

A Secretaria de Governança da Saúde pede aos moradores empenho no combate às arboviroses. O Secretário Ricardo Cacau lembra que a maioria dos focos ainda está dentro das casas e que se cada morador fizer a sua parte, toda a cidade ganha. “Nós temos compromisso com essa campanha e acreditamos que a conscientização de todos é essencial para combatermos o mosquito. É hora de cada morador abraçar esse trabalho e colaborar com o mutirão que está em todos os bairros da cidade”, finaliza.

Denúncias

OUVIDORIA MUNICIPAL

Duque de Caxias, nº 7, Sala 3; Centro – Galeria Central, em frente ao Paço Municipal.

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 18h

Telefone (31) 3406-7558

Baixe o aplicativo E-Ouve e denuncie.