Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Museu de Coronel Fabriciano faz programação especial na 20° Semana Nacional de Museus

13/05/2022 16:33

Museu de Coronel Fabriciano faz programação especial na 20° Semana Nacional de Museus

O Museu Histórico Municipal José Avelino Barbosa, de Coronel Fabriciano, preparou uma programação especial para participar da 20ª Semana dos Museus, celebrada em todo o Brasil, de 16 a 20 de maio.

 

De acordo com a Diretoria de Cultura, da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, a data será especial para o museu, que comemora oito anos de fundação em 2022. Uma ação educativa sobre o espaço e a história da cidade será levada às escolas por meio de um ciclo de palestras para os alunos.

 

Além disso, a instituição estará aberta ao público todos os dias, das 12h às 18h, para visitas mediadas, que devem ser agendas. A direção do museu espera receber grupos de terceira idade, estudantes da EJA, crianças e outros alunos.

 

A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A semana integra as ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), cujo propósito é mobilizar os museus de todo o país em torno de um mesmo tema. Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. O tema deste ano é: O Poder dos Museus.

 

MUSEU JOSÉ AVELINO BARBOSA

O Museu Municipal José Avelino Barbosa foi criado pela Lei nº 1799/84 e conta com mais de 200 peças, cerca de duas mil fotografias e um arquivo textual que conta a história da região e do Vale do Aço. Muitos objetos que se encontram no museu foram doados por moradores da cidade, dentre eles os familiares de José Avelino Barbosa. Entre as peças do acervo, encontra-se a imagem de São Sebastião que inaugurou a primeira igreja do antigo povoado do Calado, em 1929, e o quadro “O Último Trem”, de Miriam d’Arc, pintado em 1979. Também há objetos curiosos, como televisores e rádios antigos e o primeiro sistema de radiodifusão a funcionar através de alto falantes na região central da cidade. 

 

SERVIÇO

Dr. Querubino, 342, Centro (em frente ao Salão Paroquial).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Telefone: (31) 3406-7549.