Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Outubro Rosa movimenta unidades de saúde em Fabriciano com serviços e informação para mulheres

04/10/2021 11:26

Outubro Rosa movimenta unidades de saúde em Fabriciano com serviços e informação para mulheres

As Unidades de Saúde de Coronel Fabriciano prepararam uma grande programação de eventos para comemorar o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

 

Para conscientizar a comunidade e convencer as mulheres sobre a prevenção, até o dia 30 deste mês, os gerentes de unidades vão realizar rodas de conversa com café da tarde, palestras, mutirões de mamografias e exames preventivos, e até oficinas de práticas de meditação e respiração.

 

A Secretaria de Governança da Saúde, com apoio do programa Mexa-se e de outros setores da Prefeitura, realizará no dia 27 de outubro uma caminhada até a Praça da Estação, onde haverá tendas com prestação de serviços e diversão para as crianças.

 

PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER

Desde 2018 o município está empenhado no combate ao câncer de mama com a oferta de profissionais capacitados na atenção especializada e de mamografias. Todos os meses são disponibilizados exames, conforme pactuação realizada com o Hospital Márcio Cunha, de modo que a fila de espera que existia no passado foi zerada. Atualmente, todas as demandas das unidades de saúde são atendidas conforme classificação de urgência.

 

Durante a campanha do Outubro Rosa, para incrementar o atendimento, haverá ampliação dos procedimentos.

 

Com foco no câncer de colo do útero, o município disponibilizou para as unidades de saúde, todo o material necessário para os exames preventivos realizados pelas equipes de enfermagem. Casos detectados são encaminhados imediatamente em caráter de urgência para tratamento e acompanhamento.

 

TEMA FOCADO NA PREVENÇÃO

O tema da campanha Outubro Rosa deste ano é “Se ame, se cuide”. Cada vez mais, os profissionais de saúde estão convencidos de que a melhor forma de combater o câncer é a mulher se cuidar por meio de idas rotineiras ao médico e realizar os exames corretos.

 

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que o município nunca esteve tão preparado para atender as mulheres e reforça o pedido para que elas aproveitem a estrutura da rede pública de saúde. “Nós sabemos que o câncer é muito doloroso e traz danos físicos e mentais. Por isso, estamos garantindo às mulheres a certeza de que elas podem se prevenir com dignidade. Nossas unidades estão de portas abertas e nossos profissionais orientados a tratar todas as mulheres com a atenção que elas merecem”, disse.