Prefeitura de Coronel fabriciano

Prefeitos do Vale do Aço se reúnem com IBGE para ampliar números de recenseadores e concluir Censo 2022

 28/01/2023 10:40

COMPARTILHAR

Prefeitos do Vale do Aço se reúnem com IBGE para ampliar números de recenseadores e concluir Censo 2022
Prefeitos do Vale do Aço se reúnem com IBGE para ampliar números de recenseadores e concluir Censo 2022

Os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço seguem num esforço conjunto para concluir e revisar o Censo 2022. Nesta sexta-feira, 27/1, os chefes dos Executivos de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso se reuniram com representantes da Superintendência do IBGE no Estado de Minas Gerais.

 

O objetivo foi buscar alternativas para assegurar a contagem correta da população, evitando a perda de repasses federais aos municípios e prejuízos na elaboração de políticas públicas locais. O encontro aconteceu a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius.

 

Na ocasião, a Superintendente do IBGE do Estado, Maria Antônia Esteves informou sobre a chegada de novos recenseadores e continuidade dos trabalhos no Vale do Aço até o final de fevereiro. Apenas para Fabriciano, serão 17 novos agentes censitários.

 

“O IBGE produz dados para colocá-los à disposição da sociedade, serem materializados em políticas públicas. Por isso, estamos aqui hoje, junto com os municípios, para garantir que as informações estejam corretas, em conformidade com a realidade da região. Todas as rotas e dados coletados até então serão revisadas; domicílios revisitados e novos recenseadores já chegaram ao Vale do Aço”, informou Maria Antônia Esteves.

 

O anfitrião da reunião, Dr. Marcos Vinicius, agradeceu ao IBGE e aos prefeitos do Vale do Aço que de pronto atenderam ao chamado e se uniram para buscar soluções para saber qual é a população real dos municípios da região. “A importância dessa reunião é o fortalecimento das políticas públicas da região metropolitana do Vale do Aço. Há duas semanas, estive com a Superintendente do IBGE do Estado e ela também se mostrou preocupada com os dados do Vale do Aço. Daí nasceu esta necessidade da reunião de alinhamento para firmar um termo de parceria e cooperação”, disse.

 

No encontro estavam presentes os prefeitos de Ipatinga, Gustavo Nunes; Santana do Paraíso, Bruno Morato; e o secretário de Fazenda de Timóteo, Wanderson Moura, representando o prefeito Douglas Willkys. Também participaram da reunião representantes do IBGE que coordenam os trabalhos do Censo 2022 na região e respectivos municípios e das Secretarias de Governança Política e de Desenvolvimento Econômico de Fabriciano.

 

COOPERAÇÃO DE TODOS

À exemplo de Fabriciano, os municípios firmaram convênios de cooperação com o IBGE para colocar um efetivo maior de recenseadores nas ruas. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ajudam no trabalho no trabalho de sensibilização da população; ações de comunicação foram reforçadas; e as visitas podem ser agendadas, inclusive aos finais de semana e à noite.

 

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes elogiou a iniciativa e também “corre contra o tempo” para vencer a resistência de alguns moradores em responder o Censo 2022 e concluir os trabalhos.

 

“Agradeço a iniciativa do prefeito Dr. Marcos Vinicius, que também preside a  AMM, em trazer representantes do IBGE do Estado, traçar estratégias juntos aos prefeitos da região, traçar estratégias conjuntas e garantir a conclusão do Censo 2022. Estamos num esforço para ampliar o efetivo nas ruas. Mas é preciso que a população receba bem os recenseadores e ajude na realização do seu trabalho, que é fundamental para a cidade”, disse.

 

SERVIÇOS

Dúvidas? Ligue 0800 721 8181

Mais informações, acesse: censo2022.ibge.gov.br