Prefeitura de Coronel fabriciano

Prefeitura de Fabriciano e Bombeiros fazem campanha de conscientização para prevenção de incêndios

 21/06/2022 10:25

COMPARTILHAR

Prefeitura de Fabriciano e Bombeiros fazem campanha de conscientização para prevenção de incêndios
Prefeitura de Fabriciano e Bombeiros fazem campanha de conscientização para prevenção de incêndios

Mais de 90% dos incêndios são provocados por ação humana – e o pior, há indícios de que boa parte é por ação criminosa. O alerta é do 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com sede em Fabriciano. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 24 incêndios na cidade; em 2021, foram 96 ocorrências.

 

Atento ao período crítico para este tipo de ocorrências, a Prefeitura de Coronel Fabriciano e Bombeiros intensificam as campanhas de conscientização junto à população.  A parceria visa chamar atenção para o problema e dá dicas para prevenção dos incêndios florestais.

 

A próxima ação, uma blitz educativa está marcada para próxima sexta-feira, 24/6, às 9h, no bairro Silvio Pereira II. A entrega de materiais informativos, com oportunidade dos cidadãos tirarem dúvidas sobre o assunto também ocorre nas atividades do mês do Meio Ambiente em Fabriciano.

 

“O Corpo de Bombeiros é um importante parceiro do município no monitoramento e combate aos incêndios e outros tipos de sinistros ao longo do ano. Inclusive, no ano passado, também formou a primeira turma de brigadistas voluntários de Fabriciano. Agora, mais uma vez, está junto em ações focadas na prevenção de ocorrências”, agradece o gerente de Meio Ambiente, Ivan César de Oliveira. 

 

PREJUÍZOS

Em Fabriciano, as áreas de queima rotineira – e, infelizmente, com registros de incêndios são: Morro da Usipa, Pomar, Cidade do Menor, Amaro Lanari, Bom Jesus, Santa Cruz, Alto Giovaninni, Contente/Covento, Padre Rocha e as APAs (Áreas de Preservação Permanente) da Serra dos Cocais e da Biquinha (Belvedere).

 

Os dados foram apresentados pelo Comandante do 5º Pelotão de BM, Tenente Wildemarque Ferreira, no início de junho, no Programa Papo de Gestão. Além de apresentar números de ocorrências, o Tenente do BM frisou que a consciência e responsabilidade é a melhor forma de prevenção dos incêndios florestais. Daí a importância de ações educativas e contínuas junto à população.

 

“Primeiro ponto é explicar que o incêndio é o fogo fora de controle, na grande maioria das vezes, usados para desmatamento, renovação de pastos, limpeza de lotes vagos e vandalismo. O incêndio, causa incontáveis prejuízos para o meio ambiente, biodiversidade, podendo colocar em risco até a vida humana”, alerta. 

 

DICAS DE PREVENÇÃO

  • Não solte balões ou fogos de artifício próximo às florestas, áreas de matas e rurais.
  • Não jogue cigarros acesos pela janela de veículos em áreas rurais ou margens de rodovias.
  • Evite o acúmulo de lixo ou vegetação em lotes vagos.
  • Construa aceiros, casos precise usar o fogo para limpar alguma área.
  • Redobre os cuidados em acampamentos e passeios em áreas ecológicas (cigarros e fogueiras) e recolha o lixo produzido (vidros e incidência solar podem provocar incêndios)

 

Em caso de incêndio, acione imediatamente os Bombeiros pelo 193.