Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Prefeitura de Fabriciano e Bombeiros formam primeira turma de brigadistas voluntários de combate a incêndios

25/06/2021 17:22

Prefeitura de Fabriciano e Bombeiros formam primeira turma de brigadistas voluntários de combate a incêndios

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Coronel de Fabriciano – por meio da Gerência de Meio Ambiente – ofertou o curso de Brigadistas de Combate a Incêndio Florestal. O treinamento envolveu atividades teóricas e práticas e integrou a programação do Mês do Meio Ambiente. Esta é a primeira turma de brigadistas voluntários, com foco no combate a incêndios florestais, formada no município.

 

Pelo menos 20 profissionais participaram do treinamento ministrado pela equipe do 5º Pelotão de Bombeiros PMMG nos dias 24 e 25 de junho. Dentre eles: servidores do município de setores como Defesa Civil, Fiscalização e Meio Ambiente e representantes de empresas privadas e de ONGs de defesa ao Meio Ambiente na cidade.

 

Nos dois dias de curso, os voluntários receberam instruções de prevenção e combate a incêndio, técnicas e procedimentos específicos a serem adotados em eventuais emergências e como agir em situações de pânico. O treinamento foi gratuito e a Prefeitura vai fornecer EPIs aos brigadistas voluntários.

 

“Com a formação, eles estão aptos a identificar o comportamento do fogo em diversos tipos de situações e fatores que podem agravar a situação, como ventos, tipos de vegetação etc, além de ajudarem na conscientização da população”, explica o soldado Júnior, do 5º Pelotão de Bombeiros PMMG. “Quando se fala em prevenção, todo o apoio é sempre bem-vindo. E com esta parceria, esperamos formar novas equipes de brigadistas voluntários”, completa.

 

PRONTOS PARA AJUDAR

A formação dos brigadistas é de grande importância para o município, sobretudo, com a aproximação da estação de seca e, consequentemente, o período em que são registradas mais queimadas.

 

Com base no decreto estadual 44.746/08, combinado com a Lei 14.130/01, o Curso de Brigada de Incêndio resultará na formação de equipes preparadas e instruídas para realizar ações rápidas a atuarem com maior eficiência em circunstâncias críticas. Entre outros aprendizados, os profissionais são capacitados para identificar produtos perigosos e reconhecer seus riscos ou prestar primeiros-socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.

 

Segundo o gerente de Meio Ambiente, Ivan César, “o objetivo do município, em parceria com os bombeiros, é preparar não só servidores, mas também voluntários, para salvaguardar a vida e proteger os bens dos munícipes”, conclui.