Prefeitura de Coronel fabriciano

Prefeitura de Fabriciano, em parceria com Polícia Militar, lança Programa Escola Mais Segura

 24/04/2023 16:45

COMPARTILHAR

Prefeitura de Fabriciano, em parceria com Polícia Militar, lança Programa Escola Mais Segura
Prefeitura de Fabriciano, em parceria com Polícia Militar, lança Programa Escola Mais Segura

A Prefeitura de Coronel Fabriciano continua empenhada na promoção da cultura de paz e segurança no ambiente escolar. Nesta segunda-feira, 24, a administração municipal juntamente com o 58º Batalhão da Polícia Militar lançou o programa “Escola Mais Segura”, com objetivo de ampliar as ações de prevenção e combate às ameaças à comunidade escolar.

 

A iniciativa reúne uma série de ações estratégicas de atendimento integrado e cooperativo entre a comunidade educacional, forças de segurança e equipamentos municipais para a proteção das pessoas nas escolas. Dentre elas, está o reforço da Patrulha Escolar, com ampliação de equipes e aquisição de viatura para atender tanto as escolas municipais quanto as da rede estadual e particular.

 

O programa foi detalhado pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius e pelo Major Werner Leonardo, Subcomandante do 58º BPM-MG em coletiva de imprensa.

 

“Hoje todas as nossas escolas contam com câmeras de segurança 24 horas, vigilância na porta durante o período das aulas, concertinas e programas internos de conscientização e capacitação dos profissionais e também dos alunos. E agora, junto com a Polícia Militar, reforçamos a segurança com o patrulhamento e também vamos além, levando  os nossos profissionais da Saúde para cuidar da saúde mental da comunidade escolar dentro das escolas”, completa o prefeito.

 

Em Fabriciano, todas as 28 escolas da rede municipal – incluindo os CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) – contam com câmeras de segurança. São 300 equipamentos instalados em pontos estratégicos das unidades. As imagens são enviadas para a Central de Monitoramento do município, e em caso de eventualidade, a Polícia Militar é acionada imediatamente. O serviço funciona 24 horas.

 

Na reunião também estavam presentes o deputado Estadual, Celinho do Sinttrocel; Tenente Victor; o vice-prefeito, Sadi Lucca; secretariado municipal; representantes do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria de Governança de Educacional e Cultura.

 

ESCOLA NÃO É PRISÃO

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius destaca que o Programa Escola Mais Segura vem reforçar o que já é feito, sobretudo, nas escolas municipais. Mas ele é enfático ao afirmar que “não se trata de transformar as escolas em ‘prisão’”. “Sempre tivemos um bom relacionamento com a Polícia Militar e ter uma maior presença destes profissionais nas escolas representa um caráter mais preventivo e educativo, e não de repressão”, disse.

 

PATRULHA ESCOLAR E PROERD

Os profissionais destacados para a Patrulha Escolar também terão um contato mais direto e estreito com os diretores das escolas, como explica Major Werner Leonardo, Subcomandante do 58º BPM-MG. “A Patrulha Escolar sempre existiu, mas dado o contexto atual e com apoio do município para os recursos logísticos, estaremos ainda presentes e dentro das escolas de Fabriciano”, explica.

 

“Inclusive, já uma orientação para que os policiais responsáveis por cada setor, onde em geral temos em média três escolas, façam o contato direto para ampliar o diálogo, e não é só para uma emergência, também para planejar e realizar programações de caráter educativo, como palestras e até mesmo o PROERD”, detalha.

 

Já o secretário de Governança Educacional e de Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, destaca que a presença mais efetiva dos policiais fora e dentro das escolas “dá mais tranquilidade aos pais, servidores e alunos”. “As nossas escolas são muito seguras, tanto do ponto de vista pessoal quanto escolar. Os nossos servidores são capacitados e as nossas crianças também são instruídas para se comportar fora da escola”, completa.

 

SAÚDE MENTAL

O programa Escola Mais Segura ainda prevê que a comunidade escolar e família sejam capacitadas para identificar mudanças de comportamento dos estudantes e que essas informações sejam compartilhadas, para o monitoramento do aluno, caso ele apresente algum comportamento de risco.

 

Para isso, as equipes da Saúde Mental, por meio do CAPSi, estarão mais presentes dentro das escolas para desenvolver ações com alunos, educadores e familiares e caso necessário, o correto encaminhamento de casos. “São ações inter e intrasetoriais que envolvem as áreas e profissionais de Saúde, Educação, Assistência e Segurança Pública que serão desenvolvidas em cinco eixos: promoção da paz, prevenção, acolhimento, solidariedade e inclusão de toda a comunidade escolar”, explica Karla Carvalho, Gerente de Atenção Especializada. 

 

FAMÍLIAS ATENTAS

O Escola Mais Segura também faz um chamamento para a presença das famílias no ambiente escolar. Durante o lançamento, os presentes destacaram que o combate à violência nas escolas passa dentro de casa, pelos vínculos familiares. E que pais ou responsáveis precisam estar atentos às mudanças de comportamento na vida de seus filhos e inspecionar os sites ou perfis que os menores acessam na internet. 

 

 “Só iremos ganhar essa briga desigual com mais educação de qualidade e participação de todos, dentro e fora das escolas, inclusive com a participação efetiva também dos pais”, conclui Dr. Marcos Vinicius.