Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Prefeitura de Fabriciano realiza mais 200 cirurgias de catarata neste final de semana

14/01/2022 15:43

Prefeitura de Fabriciano realiza mais 200 cirurgias de catarata neste final de semana

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizará neste final de semana, as primeiras 200 cirurgias de catarata do ano. Os pacientes já cadastrados, diagnosticados e agendados pela rede municipal passarão pela intervenção no Hospital Dr. José Maria Morais. Serão feitas 100 operações no sábado, 15, e outras 100, no domingo, 16.

 

Em fevereiro e março estão previstas mais 485 cirurgias. Essas pessoas receberão, em breve, as guias de marcação. Com isso, a atual administração vai beneficiar quase 700 pessoas e “zerar” a fila de espera pelo procedimento em apenas três meses. A partir de abril, a Secretaria de Saúde atenderá pacientes por ordem de chegada para não haver mais acúmulos.

 

O procedimento é integralmente custeado pela Prefeitura de Fabriciano – exames e consultas pré-operatórias, cirurgia, medicação e acompanhamento necessário para a cicatrização do olho operado. “O município de Fabriciano é um dos poucos do Brasil que oferece, após a cirurgia, um colírio e uma injeção para auxiliar na cicatrização e prevenir infecções. Ou seja, o custo é zero para o paciente voltar a enxergar com qualidade e segurança”, detalha Mak Lenon Alves, diretor de Controle, Avaliação e Auditoria do município.

 

O município começou a enfrentar a Catarata por meio de mutirões em 2018. No entanto, as ações foram interrompidas em 2019 devido à pandemia da Covid-19. Nos dois primeiros anos foram realizados quatro mutirões, totalizando 662 cirurgias. Com essa nova etapa, o município alcançará 1.347 cirurgias no Hospital Dr. José Maria Morais desde sua reabertura. Com isso, as cirurgias passarão a ser realizadas semanalmente no HJMM.

 

ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES

Os pacientes devem comparecer ao hospital no dia e horário marcados, portando RG, Cartão SUS e guia de marcação. Não é preciso fazer jejum e os medicamentos de rotina podem ser tomados normalmente. É necessária a presença de um acompanhante. A vista pode ficar embaçada nas primeiras horas, melhorando com o tempo. O paciente não pode esfregar ou coçar os olhos, e deve evitar esforços físicos por pelo menos 15 dias.

 

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

O secretário de governança da Saúde, Ricardo Cacau, reforça que o mutirão seguirá protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e Síndromes Respiratórias. As cirurgias serão realizadas em ala separada e preparada dentro do Hospital Dr. José Maria Morais, com entrada independente. O objetivo é evitar o contato entre pacientes que passarão pela cirurgia de catarata e os que estão em atendimento no HJMM por outras doenças, inclusive, por síndromes respiratórias (gripe ou Covid-19).

 

“Caso o paciente esteja com sintomas gripais, a orientação é que ele fique em casa e não vá até o hospital no dia. O mesmo vale para o acompanhante. A pessoa não vai ‘perder’ a cirurgia. Nestes casos, a pessoa deverá procurar a Secretaria de Saúde para fazer a remarcação do procedimento para os próximos mutirões. O nosso objetivo é garantir a segurança de todos”, explica Ricardo Cacau, lembrando que todos (pacientes e acompanhantes) deverão usar máscaras de proteção no dia do mutirão.

 

SOBRE A CATARATA

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, todos os anos, a catarata atinge cerca de 120 mil brasileiros. A doença causa a perda parcial ou total da visão, deixando a vista turva e embaçada. Além disso, pode diminuir a visão noturna e causar hipersensibilidade à luz. A cirurgia para a retirada de catarata é o único tratamento, além de ser mais simples e eficaz e, na grande maioria dos casos, sem complicações.