Loading...

O que você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Prefeitura impulsiona o basquetebol regional com a realização da 10ª Copa Fabricianense de Basquetebol Amador

21/07/2026 16:52

Prefeitura impulsiona o basquetebol regional com a realização da 10ª Copa Fabricianense de Basquetebol Amador

 

A 10ª Copa Fabricianense de Basquetebol Amador consolidou mais uma vez Coronel Fabriciano como referência regional na modalidade. Disputada entre os dias 25 de abril e 12 de julho de 2026, a competição reuniu 10 equipes de diferentes municípios do Vale do Aço e região, promovendo integração esportiva, incentivo ao basquetebol e valorização dos atletas amadores.

Realizada pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Departamento de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Associação Esportiva Ciclone, a competição contou com 182 atletas inscritos, representando os municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, João Monlevade e Manhuaçu.

As equipes participantes foram A.E. Ciclone, Mustangs e Ciclone New, de Coronel Fabriciano; Abava/Usipa, Abava/Usipa Academy, Liespe, Ipaminas e Os Bigas, de Ipatinga; João Monlevade Basquete; e Ity Basquete, de Manhuaçu.

Ao longo da competição, atletas e comissões técnicas protagonizaram partidas de alto nível, reafirmando o crescimento do basquetebol na região e fortalecendo o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes.

Ao final da disputa, a equipe Abava/Usipa, de Ipatinga, conquistou o título de campeã da 10ª edição. O João Monlevade Basquete ficou com o vice-campeonato, enquanto a equipe Liespe, de Ipatinga, garantiu a terceira colocação.

Também foram premiados os destaques individuais da competição. O atleta Bruno Caldeira, de João Monlevade, foi o cestinha do campeonato; Luciano Almeida, também de João Monlevade, recebeu o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso); e Alex Ataíde, da equipe Abava/Usipa, foi eleito o Melhor Técnico da competição.

O diretor do Departamento de Esporte, Lazer e Juventude, Ney Oliveira, ressaltou a importância da competição para o fortalecimento da modalidade e do calendário esportivo municipal.

"O basquetebol é uma modalidade que também desperta a paixão dos brasileiros. Além do futebol, o basquete é um esporte sensacional. Nesta 10ª edição da Copa, Coronel Fabriciano recebeu 10 equipes, resultado de um trabalho excepcional. Fabriciano segue apoiando o esporte como sempre."

O prefeito Sadi Lucca reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o incentivo ao esporte e destacou a evolução da competição ao longo dos anos.

"O Campeonato de Basquete Amador de Coronel Fabriciano fica melhor a cada ano. Esse é um compromisso assumido pela nossa gestão, e vamos continuar investindo no esporte do município, porque ele representa uma importante política pública. Além de promover saúde, o esporte agrega outros valores, fortalece as famílias e contribui para a formação das pessoas. É por isso que este governo continuará apoiando o esporte de Coronel Fabriciano."

Além da realização da Copa, a Associação Esportiva Ciclone desenvolve um importante trabalho de formação esportiva por meio de um projeto social permanente, coordenado pelo professor Nilson Gonçalves de Almeida, idealizador da competição. Desenvolvido durante todo o ano, de janeiro a dezembro, o projeto funciona na quadra da Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde, no bairro Mangueiras, oferecendo gratuitamente a prática do basquetebol para crianças, adolescentes e adultos.

Atualmente, o projeto reúne 81 participantes, sendo 55 crianças e adolescentes e 26 adultos, com treinamentos realizados às terças e quintas-feiras, das 17h às 21h, aos sábados, das 8h às 12h, além da participação em jogos aos domingos. A iniciativa é aberta a toda a comunidade e recebe participantes de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga, tendo como principal público alunos das escolas Municipal Vereador Nicanor Ataíde e Estadual Raulino Cotta Pacheco, sem restringir a participação de qualquer pessoa interessada em praticar a modalidade.

Mais do que promover a iniciação esportiva, o projeto representa Coronel Fabriciano em competições realizadas em diversas cidades mineiras, como Governador Valadares, Manhumirim, Manhuaçu e Itabira, além de participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), competição na qual já alcançou a fase estadual. Recentemente, a iniciativa foi aprovada na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, ampliando as perspectivas de fortalecimento do projeto por meio da captação de parceiros e patrocinadores.

A realização da 10ª Copa Fabricianense de Basquetebol Amador reforça o compromisso da Prefeitura de Coronel Fabriciano com o fortalecimento do esporte como política pública. Ao apoiar competições e incentivar projetos permanentes de formação esportiva, a Administração Municipal investe na promoção da saúde, da inclusão social, da cidadania e na descoberta de novos talentos, consolidando o município como uma referência regional no desenvolvimento do basquetebol e de outras modalidades esportivas.