Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Prefeitura instala Gabinete de Crise e cria ponto de apoio para vítimas das chuvas

08/01/2023 16:16

Prefeitura instala Gabinete de Crise e cria ponto de apoio para vítimas das chuvas

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Política, acionou neste domingo o Gabinete de Crise criado desde 2018, para gerenciar as ações da Defesa Civil e socorrer as vítimas das chuvas que assolam o município.

 

O alto índice pluviométrico registrado no final de semana na cidade (250mm), e nas cabeceiras do Rio Piracicaba, fez o nível do rio atingir a cota de inundação nas primeiras horas do domingo (08 de janeiro), elevando o alerta de risco para as famílias ribeirinhas.

 

O rio chegou a 7,10. Com a cheia, a inundação atingiu as ruas baixas dos bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha), Mangueiras e Santa Terezinha l.

 

ASSISTÊNCIA AOS DESALOJADOS

72 famílias receberam atendimento da Defesa Civil até a tarde de domingo, com alimentação e apoio logístico. A maioria foi atendida no ponto de apoio montado pela prefeitura.

 

O ponto de apoio fica na Escola Municipal Boa Vista, Rua Ephren Macedo, 616, Bairro dos Professores. O local está preparado para alimentar e abrigar desalojados, guardar materiais e documentos e socorrer com outros materiais quem precisar. Servidores da prefeitura se revezam no serviço aos desalojados.

 

LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DE VIAS

A Defesa Civil disponibilizou equipes e veículos para efetuarem a retirada de móveis em áreas inundadas. Técnicos da Defesa Civil estão nas ruas desde a madrugada monitorando e orientando moradores.

 

Uma outra frente de trabalho atua na liberação de ruas inundadas ou atingidas por enxurradas de lama ou deslizamentos. Várias ruas ficaram interditadas durante parte do dia. Uma das vias mais prejudicadas foi a Padre Américo, que liga o Melo Viana ao Caladão. A rua já foi liberada.

 

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Vistorias estão sendo realizadas em toda a cidade. A equipe da Defesa Civil também presta atendimento com orientação e apoio. Moradores que residem em áreas sujeitas a deslizamentos de encostas são orientados a se mudarem. Quem precisar pode ligar para a Defesa Civil no telefone 3406-7352 ou 193.