Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Prefeitura lança Carta de Serviços no site e facilita acesso do cidadão as informações públicas

18/10/2022 15:48

Prefeitura lança Carta de Serviços no site e facilita acesso do cidadão as informações públicas

O site da Prefeitura de Coronel Fabriciano ganha mais um instrumento institucional de cidadania. Está no ar, sua Carta de Serviços ao Cidadão (CSC). Trata-se de um de instrumento institucional que visa dar transparência aos serviços oferecidos pela Administração Municipal à população e as formas de acesso.

 

Para consultar, basta clicar na aba CARTA DE SERVIÇOS na barra PRINCIPAL, na parte superior do site. O link direto também está disponível no banner CARTA DE SERVIÇOS no portal da Prefeitura (servicos.fabriciano.mg.gov.br). A organização e disponibilização da Carta de Serviços de Coronel Fabriciano tem como base a Lei Federal 13.460/17, conhecida também como Código de Defesa do Usuário do Serviço Público.

 

A ferramenta lista 123 serviços e programas municipais organizados em 14 grandes áreas, como: Saúde; Educação; Ouvidoria; Alvarás e Aprovação de Projetos; IPTU e Protocolos; Assistência Social; Habitação e outros. Em cada item, constam: descrição do serviço; formas de acesso (presencial, virtual ou por telefone); documentos necessários; endereço, horário e local de funcionamento e o responsável pelo setor.

 

Todas as informações divulgadas são das próprias Secretarias, organizadas pela equipe da pasta de Gestão e Transparência, sem custo extra aos cofres municipais. Novos serviços que forem implantados ou eventuais mudanças de horários, local e formas de atendimento serão atualizados na Carta de Serviço, sendo um instrumento permanente de divulgação.

 

“Além de adequar a Legislação Federal, a Carta de Fabriciano foi elaborada e disponibilizada para facilitar a busca por informações em um só local, de forma rápida, fácil e intuitiva. Com isso, o cidadão tem acesso a todos os serviços oferecidos pela Prefeitura e também onde e como a sua demanda pode ser atendida de maneira mais efetiva”, explica Júlio César Fernandes, Secretário Adjunto de Governança e Gestão.

A Carta de Serviços também pode ser acessada em tempo real, pelo seu celular, tablet ou computador.

 

PARA MELHOR ATENDER O CIDADÃO

A Prefeitura de Fabriciano foi além e decidiu treinar os servidores da recepção dos principais setores de atendimento ao cidadão. O objetivo é fazer com quem está na ponta possa melhor orientar o cidadão sobre o uso da Carta de Serviços, tirar dúvidas e, inclusive, consultar rapidamente o instrumento e ajudar pessoas que não tem acesso ou dificuldade com a internet.

 

“A implantação desse novo instrumento visa desburocratizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população à administração municipal. Seja no digital ou presencial, o compromisso da Gestão Novos Tempos é sempre inovar e prestar um atendimento ao público com cada vez mais qualidade”, resume Júlio César Fernandes.

 

ACESSE:

Portal: servicos.fabriciano.mg.gov.br