O Projeto Roteirização Turística realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano, chegou em uma nova fase. Já são 13 empreendedores do município que aderiram à iniciativa com o objetivo de potencializar seus negócios. Nesta etapa, são coletadas informações com o intuito de conhecer, desenvolver ou aperfeiçoar a marca de cada empreendimento.
Durante a entrevista, esses empreendedores relatam qual imagem e marca querem transmitir, quais são os valores importantes, as principais características e quais cores devem ser usadas e evitadas. Dentro de alguns dias, a proposta de marca é então apresentada, para finalização ou adequação.
Segundo a Coordenadora de Turismo e Agricultura Familiar da Prefeitura, Emanuelle Cogo, esta é uma etapa importante. “A ideia é melhorar ou criar a identidade visual de cada empreendedor, pode ser um produtor rural que abre a sua propriedade para hospedagem ou restaurante ou mesmo, produtores de queijo, doces, licor entre outros”, pontuou.
O projeto foi lançado em março de 2022 e tem o objetivo de organizar e integrar atrativos naturais e culturais, tal como, serviços e equipamentos turísticos, como hotéis, bares, restaurantes, receptivos turísticos e outros, aspirando a consolidação de um produto turístico para comercialização do município como destino turístico. Além disso, o projeto visa estimular novos investimentos no setor de turismo e incentivar a criação de novos roteiros turísticos.
A iniciativa conta com um convênio de mútua cooperação entre o município de Coronel Fabriciano e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), por meio de repasse financeiro, através do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR).
Novas etapas
As próximas ações do projeto, envolvem a qualificação dos serviços turísticos, prestação de serviço de consultoria, assessoria e capacitação aos empreendedores e interessados em investir na zona rural, por meio de orientação com o planejamento, estruturação, a formalização e a legalização do negócio. A ideia é realizar cursos, oficinas, seminários técnicos e atendimento individualizado na área de finanças, marketing digital, cultura da cooperação e missões técnicas. Por fim, atividades de estruturação da identidade visual e presença digital do roteiro para então, realizar a sua divulgação, promoção e comercialização.
Isabel Fuinhas, produtora de queijos e derivados na Serra dos Cocais, está otimista com o projeto de roteirização e com a nova marca do seu produto. “Foi muito bom receber a equipe de roteirização em nossa casa, pois, conversamos com a equipe, apresentamos o nosso queijo, nossa muçarela e a vontade de propagar nosso produto e torná-lo conhecido. Tenho certeza que teremos uma marca forte que vai apresentar o nosso trabalho pelo Brasil afora”, comentou.
Novas adesões
A expectativa é que as próximas duas etapas dos projetos sejam concluídas até no final deste ano, mas, os empreendedores ainda podem se inscrever no projeto. “O empresário ou microempreendedor que esteja interessado em participar ainda é possível, é só procurar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, marcar uma reunião conosco para que possamos avaliar se o negócio tem um perfil para compor o roteiro” explicou a Coordenadora de Turismo.
Serra dos Cocais
Como forma de valorizar e atrair investimentos e turistas, a prefeitura de Fabriciano continua trabalhando com o objetivo de melhorar o acesso à Serra dos Cocais, um dos principais atrativos turísticos da cidade. A primeira parte da pavimentação da via, no trecho da comunidade de Cocais de Baixo está em andamento. Na localidade, estão sendo assentados os bloquetes (pisos intertravados) reaproveitados das ruas do Centro da cidade. A obra é realizada com recursos próprios do município.
Serviço
Secretaria de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica
Telefone: (31) 3406-7460 /Horário de Funcionamento: 08h às 17h
Endereço: Praça Louis Ensch, 64, bairro Centro, 4º andar Paço Municipal
e-mail: turismo@fabriciano.mg.gov.br