Saúde de Fabriciano inicia a imunização de idosos com a 3ª dose contra Covid

 24/09/2021 11:39

COMPARTILHAR

Saúde de Fabriciano inicia a imunização de idosos com a 3ª dose contra Covid
Saúde de Fabriciano inicia a imunização de idosos com a 3ª dose contra Covid

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, começou nesta quinta-feira, 23/9, a aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid 19 nos idosos da cidade. O reforço vacinal iniciou com os internos do Lar Bem Viver (antigo Lar dos Idosos), que também foram os primeiros vacinados no município em janeiro de 2020.

 

No município, a Secretaria de Saúde estabeleceu um esquema de trabalho visando dar segurança e a proteção correta aos vacinados, conforme as normativas do Ministério da Saúde e as orientações dos fabricantes. Neste primeiro momento, a 3ª dose será aplicada nos idosos acima de 70 anos.

 

A Secretaria ressalta ainda que a imunização será feita por agendamento nas unidades de saúde, como vem ocorrendo desde o início da campanha de vacinação na cidade. As unidades farão o agendamento do dia e hora em que os idosos deverão comparecer à unidade de saúde. Lembrando que pessoas restritas ao leito serão atendidas em domicílio.

 

Para receber a 3ª dose, o idoso precisa apresentar o cartão de vacina e comprovar que já se passou no mínimo seis meses após a 2ª dose.

 

ADOLESCENTES

Na próxima semana, Fabriciano inicia a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades. Neste momento, a prioridade é para jovens com doença renal crônica, oncológicos, gestantes e puérperas com comorbidades, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, imunossuprimidos, obesidade mórbida, pessoas com deficiência permanente, pneumonias crônicas graves, síndrome de Down, anemia falciforme e talassemia maior e cirrose hepática. O atendimento também será por agendamento por meio das unidades de saúde.

 

Somente após o atendimento a estas categorias será aberta a vacinação dos adolescentes sem comorbidades. O imunizante utilizado no momento é o da Pfizer.

 

MUTIRÃO NO SÁBADO

Neste sábado, 25/9, será realizado mais um mutirão de vacinação da 2ª dose contra Covid 19 para pessoas acima de 18 anos. A ação vai acontecer em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 16h. A expectativa do município é imunizar cerca de 8 mil jovens, avançando assim para garantir a imunização completa da população. É necessário apresentar o comprovante de agendamento, documento de identificação e cartão de vacinas.

 

Quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina pode agendar dia e horário na unidade de saúde de referência.