Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Saúde de Fabriciano realiza novo LIRAa e mantém alerta contra o mosquito Aedes aegypti

29/05/2023 15:38

Saúde de Fabriciano realiza novo LIRAa e mantém alerta contra o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, concluiu nesta semana mais um Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, o segundo do ano. O LIRAa de maio mostra que a cidade possui 3,2% dos domicílios com focos de larvas do mosquito Aedes aegypti.

 

O levantamento é uma metodologia que permite de forma rápida, por amostragem, identificar a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito, que é o transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.   

 

O índice apontado revela que a cidade está com risco médio de transmissão. Em janeiro, o levantamento ficou em 6,4%.

 

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, diz que os números ainda não são satisfatórios e pede atenção aos moradores: “Precisamos intensificar o cuidado dentro de casa, nos lotes vagos e não deixar água parada. A Prefeitura está fazendo o trabalho de combate com ações nos locais de maior incidência, mas sem a ajuda da população é impossível acabar com os focos de larvas”, alerta.

 

 

ONDE ESTÃO OS FOCOS DO MOSQUITO?

Os bairros com maior índice de larvas do Aedes Aegypti são: Santa Terezinha 28,6%, Manoel Domingos e Amaro Lanari 13%, Pedra Linda 9%, Professores 8,3%, Caladinho de cima 7,5% e JK com 7%.  

 

A larva se multiplica até mesmo numa tampinha de garrafa. O LIRAa revelou os objetos onde foram encontrados o maior número de focos de larvas: vasos de flor (16,3%); bebedouros de animais (12,7%); pneus (10,5%); vasos sanitários e ralos internos residenciais (9%); caixas d’água e frascos com água (7,2%); latas, pratos e recipientes plásticos (5,4%). 

 

AGENTES DE ENDEMIAS E APOIO DA COMUNIDADE

Vânia Tavares de Andrade, gerente de Vigilância em Saúde, diz que os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), atuam em várias frentes: recolhem amostras nas casas, aplicam larvicida em recipientes que acumulam água e reforçam as orientações de prevenção junto aos moradores.

 

Outra estratégia envolve a população de forma participativa. Este é o caso da Gincana Contra o Mosquito que já resultou no recolhimento de mais de 600 mil inservíveis. Os recicláveis e reaproveitáveis são revertidos em equipamentos de atividade física utilizados nos polos do Programa Mexa-se em prol dos moradores.  

 

“Nossa meta é a conscientização. Trazendo os moradores para a gincana, a gente consegue deles um resultado prático e duradouro, propagando educação e gerando resultados no combate às arboviroses”, disse Vânia.  

 

COMO AJUDAR? 

A Secretaria de Governança da Saúde lembra que o apoio da população é indispensável neste momento. Para isso, pede que cada morador destine diariamente 10 minutos para combater o Aedes aegypti. Basta manter as caixas d’água fechadas, trocar a água dos animais todo dia e manter sem água parada, os vasos, ralos e calhas.