Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Saúde de Fabriciano será reforçada com construção de três novas Unidades Básicas de Saúde

22/05/2023 17:17

Saúde de Fabriciano será reforçada com construção de três novas Unidades Básicas de Saúde

A Atenção Básica, porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), será reforçada pela Prefeitura de Coronel Fabriciano. Este ano, serão construídas três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Universitário, Silvio Pereira 2 e Manoel Maia. O investimento total aproximado de R$ 4,4 milhões em recursos próprios do município.

 

Nesta segunda-feira, 22/5, o prefeito Dr. Marcos Vinicius deu a assinatura da ordem de serviço para a construção de duas das três Unidades de Saúde: nos bairros Manoel Maia e Sylvio Pereira II. O anúncio do reforço na rede municipal de saúde foi acompanhado por lideranças comunitárias, secretariado e vereadores. Na próxima segunda-feira, 29/5, está prevista a assinatura da ordem de serviço da UBS do Universitário.

 

Dr. Marcos Vinicius, que também é médico, destacou a importância dos investimentos na atenção básica que foram possíveis a partir do planejamento e transparência na gestão dos recursos públicos.

 

“Além de cobrir um vazio assistencial nestes dois bairros, essas duas unidades de saúde que damos a ordem de serviço hoje também atendem uma promessa de campanha. São obras que serão feitas 100% com recursos próprios e ainda vão contemplar uma praça com área de lazer e atividade física para atender a comunidade destes bairros”, resume o prefeito.

 

Ainda conforme o Dr. Marcos Vinicius, a administração já está em conversa com o governo do Estado e garantiu os recursos para a compra de equipamentos e mobiliários das Unidades de Saúde.

 

OBRAS COMEÇAM EM BREVE

As três novas UBSs que serão construídas em Fabriciano são do Tipo I, mas com projeto próprio do município, desenvolvido pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação e em conformidade com as normativas técnicas vigentes, dentre elas a Anvisa.

 

Cada uma das UBS terá cerca de 272 m2 (metros quadrados) de área construída. No bairro Silvio Pereira 2, funcionará na Rua 19 (próximo à Associação de Moradores). Já no Manoel Maia, a Unidade Básica de Saúde, será construída na Rua Netuno e a do Universitário, na Rua Xingú (ao lado CMEI, recém inaugurado pelo município).

 

Conforme a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, as obras iniciam nos próximos dias e o prazo de execução é de um ano.

 

MORADORES APROVAM

Presentes na solenidade, representantes dos bairros Manoel Maia e Silvio Pereira 2 elogiaram a iniciativa e reforçaram a importância dos equipamentos para as comunidades.

 

“É um sonho antigo que agora vai ser realizado, tanto a unidade quanto a praça. Mesmo porque a gente sabe que a unidade do Santa Cruz já está sobrecarregada. Agora é acompanhar e agradecer”, afirmou João Manoel, morador Silvio Pereira 2. “Vai beneficiar não só para o Manoel Maia, mas para a população de vários bairros vizinhos, muitas vezes carentes que terão atendimento de saúde mais perto de casa. Sentimos honrados e só temos a agradecer”, resume o Onofre Souza, morador do Manoel Maia.

 

SAÚDE BÁSICA REFORÇADA

As Unidades Básicas de Saúde serão estruturadas para resolver até 80% dos problemas de saúde da comunidade onde estão instaladas, como consultas médicas e de enfermagem, vacinas, curativos, farmácia, medicação, As novas UBS’s terão a função de desenvolver ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, garantindo mais qualidade de vida das pessoas dentro de seu raio de atuação.

 

Presente na solenidade, o secretário de Governança de Saúde reforça que as unidades também vão ajudar a reordenar os serviços prestados pela rede municipal.

 

“A Unidade de Saúde do Manoel Maia, por exemplo, foi uma prioridade apontada pela própria comunidade durante a Conferência Municipal de Saúde e vai atender também os moradores Frederico Ozanan, São Cristóvão e Judith Bhering. Já a do Silvio Pereira 2, irá acolher os moradores do Santa Rita e São Vicente. O resultado será melhor qualidade assistencial e humanização do atendimento prestado à população”, explica o secretário de Saúde.