Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Saúde realiza mutirão de exames preventivos

28/06/2019 16:32

Saúde realiza mutirão de exames preventivos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza no sábado, 29, das 7h às 13h, um mutirão de exames preventivos na unidade de saúde do bairro Santa Cruz. A ação visa atingir as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, na detecção e prevenção do câncer de colo de útero.

 

O mutirão, realizado via agendamento pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tem como objetivo atender aproximadamente 75 mulheres na área do Santa Cruz e bairros vizinhos. De acordo com o Secretário de Saúde, Ricardo Cacau, o mutirão é uma forma de ampliar o horário de atendimento das mulheres na realização do exame. “O mutirão terá início no Santa Cruz, mas o objetivo é atender outras unidades posteriormente, para expandir o atendimento e a cobertura de preventivo em Coronel Fabriciano”, disse.

 

Segundo dados do último ano, pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, estimam-se 16.370 novos casos de câncer do colo do útero para cada ano do biênio 2018/2019. O risco estimado da doença é de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, sendo o 3º mais comum entre o público.

 

Além da coleta do exame preventivo do câncer do colo de útero, será feito um rastreamento de mamografia em mulheres com mais de 50 anos. Ao final, será oferecido um café, com orientações de prevenção e promoção da saúde.

 

SOBRE O EXAME

Conhecido como Papanicolau, em homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método no início do século, o exame é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Essa é a principal estratégia para a detecção de lesões de forma precoce, para fazer o diagnóstico da doença bem no início.

 

O exame preventivo é simples, rápido e indolor. Para um melhor resultado, a paciente não deve ter relações sexuais dois dias anteriores ao exame, evitar uso de duchas e medicamentos vaginais, além disso, é importante que não esteja menstruada para evitar alterações no resultado. Vale lembrar que mulheres gravidas também podem submeter-se ao exame.