Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Serra dos Cocais em Fabriciano ganhará telefonia móvel e internet

05/05/2020 19:37

Serra dos Cocais em Fabriciano ganhará telefonia móvel e internet

 

Moradores e turistas que visitarem a Serra dos Cocais, distrito de Coronel Fabriciano, estarão, em breve, mais conectados do que nunca. Através do Alô Minas, programa do Governo Estadual, o distrito receberá a instalação de uma torre de telefonia móvel e internet.

 

Criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e apoiado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), o Alô Minas vai contemplar municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que ainda não possuem acesso à telefonia móvel. O programa vai ampliar a cobertura móvel no estado, além de promover a inclusão tecnológica e a integração regional.

 

Em Fabriciano, a implantação será feita com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente.  O projeto contou com o empenho dos Deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Tito Torres (PSDB) que se mobilizaram para que o município fosse contemplado.  

 

O Prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius Bizarro, explica que a participação do município no projeto intitulado “Cocais Online” será de grande importância para sua implantação, já que a prefeitura ficará encarregada de disponibilizar a área e a infraestrutura para receber os equipamentos. “O Município irá ceder por vinte anos, em regime de comodato, o terreno para a construção da antena de transmissão, sendo responsável por garantir também, o acesso ao local da instalação”, contou.

 

O próximo passo do projeto será a escolha, através de chamamento público, da operadora de telefonia que irá atuar no local. O cronograma de implantação do sistema será divulgado em breve.

 

 

FOMENTO AO TURISMO

O povoado da Serra dos Cocais abriga uma importante área de Mata Atlântica, com mirantes, cachoeiras, arquitetura tipicamente rural e grupos folclóricos, e é um destino turístico bastante procurando na região.

Para a Gerente de Cultura do município, Bettina Tassis, a instalação da torre de telefonia vai fomentar ainda mais o turismo na localidade. “Com a chegada do sinal de celular e internet, os turistas vão poder organizar de maneira mais eficaz o seu passeio ao Cocais, podendo, por exemplo, reservar com antecedência sua hospedagem e alimentação, além de divulgar através de vídeos e fotos na internet, as belezas do lugar”, explica. A Serra dos Cocais é considerada área de proteção ambiental desde 2002 e integra o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais.