Prefeitura de Coronel fabriciano

Sistema Municipal trará recursos para a Cultura em Fabriciano

 13/08/2020 15:49

COMPARTILHAR

Sistema Municipal trará recursos para a Cultura em Fabriciano
Sistema Municipal trará recursos para a Cultura em Fabriciano

Coronel Fabriciano agora passa a contar com o Sistema Municipal de Cultura. O projeto de lei complementar, Nº 3116/2020  de autoria do Executivo, é um importante de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de cultura. A matéria foi aprovada nesta terça-feira, 11, pela Câmara Municipal, com 12 votos favoráveis e duas abstenções (Marcos da Luz e Professor Edem) e deve ser sancionada em breve.

 

A Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultural, por meio da Gerência de Cultura, explica os ganhos para o município: maior autonomia para realizar políticas públicas culturais; buscar apoio para o fortalecimento das ações na área e, o mais importante, ampliar a participação de maneira mais efetiva classe artística na tomada de decisões e acompanhamento na aplicação de recursos públicos.

 

O maior benefício para a cidade é a criação Fundo Municipal de Cultura. “Com isso, o município passa a ter respaldo legal para trabalhar outras formas de captação de recursos – junto as empresas e pessoa física – para desenvolver ações e projetos culturais na cidade e distribuir recursos em diversos segmentos artísticos e culturais”, explica a Gerente de Cultura, Bia Antunes. “Estou muito feliz pela aprovação do Sistema de Cultura Municipal pela na Câmara. Esta será a porta de entrada para muitos projetos que beneficiarão direta e indiretamente os artistas da nossa cidade”, comemora a gerente de Cultura, que também professora de Dança Clássica e Jazz.

 

Para Leila Cunha, consultora de Cultura, a aprovação é um grande avanço na gestão de políticas públicas para setor. “A classe artística, os agentes culturais geralmente são deixados de lado, a margem. Então, é muito importante quando o município cria um fundo como esse para incentivar estes artistas que nos dão tantas alegrias com sua arte”, finaliza.