A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, celebra 6 anos da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Dr. Walter Luiz Winter Maia (UPA 24h). Há seis anos, em 25 de junho de 2020, a unidade abria suas portas em um dos momentos mais desafiadores da história recente do Brasil e do mundo. Em meio à pandemia da COVID-19, quando o medo e as incertezas faziam parte do cotidiano de milhares de famílias, a UPA nasceu com uma missão clara: acolher, cuidar e salvar vidas.
Localizada no bairro Silvio Pereira II, a UPA 24h soma um número expressivo de atendimentos no período após a inauguração. Segundo a Secretaria de Governança da Saúde do município, a unidade soma 1 milhão de procedimentos realizados e aproximadamente 460 mil atendimentos ao longo de seis anos no qual pessoas atendidas em diversos procedimentos de saúde como consultas, exames laboratoriais, tomografias, ultrassonografias, ECG, dentre outros.
Desde o primeiro dia, o equipamento de saúde tornou-se um porto seguro para a população de Coronel Fabriciano, garantindo acesso à saúde com dignidade, respeito e humanização. Foram milhares de atendimentos, incontáveis histórias de superação e uma dedicação incansável de profissionais que fizeram da assistência à saúde muito mais do que uma profissão: uma verdadeira missão de vida.
Ao longo desses seis anos, enfrentou-se desafios, vencemos obstáculos e construímos uma trajetória marcada pelo compromisso com a população fabricianense. Cada atendimento realizado, cada paciente acolhido e cada vida assistida reforçam o propósito diário: oferecer um serviço público de saúde de qualidade para todos.
Silvania Souza, moradora de Coronel Fabriciano, precisou de um tratamento na Unidade de Pronto Atendimento 24h e é só gratidão pelo atendimento.
“Tenho muito a agradecer por essa equipe. Tive que tratar uma ferida na perda que agravou por causa da diabetes. Só quem tem essa doença sabe como é e aqui fui muito bem atendida. Se não fosse a UPA, não estaria com a minha perna hoje. Então graças a Deus que nós temos essa unidade em nossa cidade.”
Esta conquista pertence a cada colaborador, profissional de saúde, equipe administrativa, apoio operacional, gestores e parceiros que, com empenho e dedicação, ajudam a escrever diariamente a história da UPA 24h.
“São seis anos de portas abertas atendendo Coronel Fabriciano, a micro e macrorregião do Vale do Aço, 24 horas por dia. A gente tem orgulho de ter trabalho para a implantação dessa unidade de atendimento, dando dignidade para a nossa população com os atendimentos”, destaca o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.
Para a Gestão Novos Tempos no Caminho Certo, mais do que um equipamento de saúde, a UPA 24 Horas Dr. Walter Luiz Winter Maia tornou-se um símbolo de cuidado, esperança e compromisso com a comunidade. A administração municipal irá continuar avançando, inovando e fortalecendo a missão de servir à população com uma UPA 24h de excelência, humanidade e responsabilidade.
