Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Vacinação contra a Influenza começa no dia 10 de abril

08/04/2019 17:00

Vacinação contra a Influenza começa no dia 10 de abril

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, inicia na próxima quarta-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2019. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município, que possuem sala de vacinas.

 

A imunização é voltada para idosos; crianças de 6 meses e menores que 6 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A vacina também é assegurada para adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população provada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

 

No município, o público-alvo da campanha é estimado em 22 mil pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é garantir a proteção para pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários. Em 2018, foram 20.823 doses aplicadas para 20.570 pessoas em Coronel Fabriciano, com uma cobertura vacinal de 101,23%.

 

Para receber a vacina é preciso levar à Unidade de Saúde a Carteira de Vacina e Identidade. O Dia D da campanha está previsto para 4 de maio. Confira o horário de funcionamento das Salas de Vacinas de Fabriciano ao final da matéria.

 

VACINA É SEGURA

As doses usadas na Campanha Nacional são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. Importante frisar que a vacinação contra Influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

 

O QUE A INFLUENZA?

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar ao agravamento do quadro clínico, e até óbito, principalmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para a complicação da infecção - ou seja, os grupos prioritários da campanha. A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País. 

 

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. 

 

HORÁRIOS DAS SALAS DE VACINAS

  • UBS Floresta – 7h às 13h
  • UBS Caladinho do Meio – 7h às 13h
  • UBS Santa Terezinha – 7h às 13h
  • UBS Caladão – 14h às 17h
  • UBS Amaro Lanari – 7h às 13h
  • UBS JK – 7h às 13h
  • UBS Mangueiras – 14h às 17h
  • UBS Morro do Carmo – 7 às 13h
  • UBS São Domingos - 14h às 17h
  • UBS Tereza Leopoldina – 7h às 13h
  • UBS Centro – 7h às 17h