Loading...

Qual serviço você procura?

Mais previsões: oneweather.org

Coronel Fabriciano obtém nota recorde no ICMS do Patrimônio Cultural

08/07/2022 14:06

Coronel Fabriciano obtém nota recorde no ICMS do Patrimônio Cultural

Coronel Fabriciano obteve uma nota inédita (14,73) entre as cidades do Vale do Aço no ICMS do Patrimônio Cultural, conforme relatório divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). É a maior nota obtida por um município da região. A pontuação pode ainda ser maior e chegar a 15,93 após considerar os dados referentes ao Plano de Ação de Educação Patrimonial, que ficou de fora na primeira contagem.

 

A boa pontuação garante à cidade participação de destaque na distribuição de recursos do ICMS Cultural em 2023.

 

O ICMS do Patrimônio Cultural é um dos critérios da chamada “Lei Robin Hood” (Lei 18.030/2009), que distribui parte dos recursos arrecadados pelo Estado. Uma parte vai para a cultura. O dinheiro deve ser usado em políticas de preservação dos bens culturais.

 

A coordenadora de Cultura de Fabriciano, Beatriz Antunes, comemorou o resultado. “A nota foi uma grata surpresa para nós. A gente sabia que conquistaria uma boa pontuação, mas não tão alta. Trabalhamos muito na preservação do nosso patrimônio cultural e com a educação patrimonial, com destaque para o ‘Café cultural’ que contou com palestras, visitas a dois patrimônios, comidas típicas e apresentação artística para várias instituições em uma tarde”.

 

De acordo com o diretor de Cultura de Fabriciano, Herbert Teixeira Silva – Teco Teixeira – “enviamos ao IEPHA os documentos completos. Então, eu parabenizo a gestão por essa conquista, que coloca Coronel Fabriciano em um lugar de destaque, como merece”, disse.

 

Já o secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, destaca os atuais investimentos na conservação dos bens culturais. “Em Coronel Fabriciano, a política de preservação do patrimônio cultural, aliada aos investimentos da administração municipal, garante a manutenção em ótimo estado dos bens tombados com planejamento e a efetiva participação do Conselho Municipal de Cultura. Ano a ano, é feito inventário dos bens materiais e imateriais, reconhecendo sua importância e relevância para a nossa história e nossa cultura”, completa.

 

DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

Em 2021, o governo do Estado distribuiu aos municípios mineiros mais de R$ 135 milhões por meio do ICMS do Patrimônio Cultural. Esta ação de preservação do patrimônio cultural de Minas completou 25 anos.