Desde o início da semana as unidades básicas de saúde de Coronel Fabriciano estão vacinando os moradores contra o vírus da influenza. A vacina contra a gripe, como é conhecida, está disponível para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
São eles: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas e povos indígenas; professores, caminhoneiros e trabalhadores das forças armadas, de segurança e de salvamento; trabalhadores do transporte coletivo e portuário; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; trabalhadores do sistema penal, e adultos ou adolescentes privados de liberdade.
Para receber a dose basta apresentar um documento de comprovação de enquadramento nos grupos prioritários e o cartão de vacinas. As unidades de saúde possuem horário diferenciado de funcionamento das salas de vacina. Por isso, é importante se informar sobre os horários de aplicação da vacina em sua unidade de saúde de referência.
O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, lembra que a imunização é gratuita e importante para prevenir complicações da gripe.
“Todos os anos, fazemos questão de empenhar nossos trabalhadores da saúde nessa campanha porque ela ajuda a evitar agravamentos. Sabemos que a gripe leva pessoas a quadros graves e que, às vezes, exigem internação. Por isso, prevenindo esses casos, conseguimos garantir a saúde ao cidadão e evitar a aglomeração na UPA e no Hospital Dr. José Maria Morais”, disse.
CUIDADO COM A NOVA CEPA
A antecipação da campanha é comemorada pelos profissionais de saúde e a expectativa é de atingir o público-alvo antes da chegada do período crítico de frio.
A Coordenadora de imunização da Secretaria de Governança da Saúde, Patrícia Hermógenes ressalta que a vacina é preparada todos os anos conforme o comportamento do vírus. Por isso, é indispensável que todos se vacinem.
“A gente sabe que o vírus passa por muitas mutações e todo ano os laboratórios preparam a vacina de acordo com a última cepa em circulação. Então se vacinando, a pessoa estará com a proteção atualizada e garantida”, disse.
As unidades básicas de saúde funcionam das 7h30 às 16h.